Semana de Prevenção às Violências e Promoção da Cultura da Paz em Estrela-RS


Escolas de Estrela discutem prevenção à violência e cultura da paz

A Semana de Prevenção às Violências e Promoção da Cultura da Paz é mais uma ação que está ocorrendo em Estrela, que participa do Programa Saúde na Escola, iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios. De segunda a sexta-feira desta semana, as escolas participantes do programa estão realizando atividades com foco neste tema. Nesta quarta-feira, 17, às 13h30min, na Emef Odilo Afonso Thomé, houve palestra com a psicóloga Vivian de Souza Rolim. 

Na quinta-feira, 18, às 9h, na Emei Criança Feliz, no Loteamento Marmitt, haverá contação de estórias para as crianças, também com a psicóloga Vivian Rolim. Já na Emef Ruth Markus Huber, às 10h, a psicóloga Mariana Mazzarino e a enfermeira Leandra Baldissarelli vão falar com os alunos do 3º, 4º e 5º anos sobre o tema. Mariana e a enfermeira Rosana da Rosa Benovit vão estar ainda na Escola Leo Joas, às 14h. 

Em paralelo a estas atividades, os professores das escolas que participam do programa estão trabalhando o tema com seus alunos. “O objetivo é que todas as disciplinas trabalhem esta temática”, explica Mariani. Na Escola Estadual 20 de Maio, por exemplo, os estudantes estão assistindo ao filme “Confiar”, que aborda a questão do assédio sexual, com especial atenção a estudantes e adolescentes. O filme explica desde a reação da família às táticas de assédio e o comportamento das vítimas. 

Participam do Programa Saúde na Escola a Emei Criança Feliz, as Emefs Odilo Afonso Thomé, Ruth Markus Huber e Leo Joas, e as escolas estaduais 20 de Maio, Nicolau Müssnich e a Escola Indígena.

Texto e foto: Paulo Schneider/arquivo

Nenhum comentário: