Estrela-RS foi destaque na Globo News - No domingo pela manhã o Globo Rural destacou a produção de peixes em Estrela-RS e região do Vale do Taquari...

Globo News - 28 de junho de 2015

Estrela-RS foi destaque na Globo News - No domingo pela manhã o Globo Rural destacou a produção de peixes em Estrela-RS e região do Vale do Taquari... 

A produção de peixes em Estrela

Estrela é referência no Vale do Taquari quando o assunto é produção de peixes, atividade denominada piscicultura.

Todos os meses são realizadas duas feiras que colocam a disposição da comunidade, peixes vivos, na Praça Henrique Roolaart, inclusive com consumidores de municípios vizinhos.

Anualmente são comercializados nas feiras do peixe em torno de 50 toneladas do produto. Mas a estimativa de produção é bem maior que isso podendo chegar a 55 Toneladas.

Acontece que alguns produtores utilizam os peixes para consumo próprio, realizam pequenas feiras na taipa ou o tradicional pesque-pague. Estas modalidades de comercialização não entram na estatística.

Mas esta história vem de longe. Foi necessário muito trabalho desde as primeiras iniciativas há praticamente 25 anos. 

Há relatos em documentos e fotos da Secretaria atestam que início das atividades se deu no princípio dos anos 1990.

As primeiras feiras eram realizadas a céu aberto, e havia comemoração quando se comercializava 40 ou 50 kg de peixe.

Em 1992 foi criada uma Lei Municipal número 2819 concedendo 5 hs máquina retro/scraper ou poclain para cada interessado em abrir ou limpar açude.

Naquela época os produtores faziam encomendas de alevinos que vinham do Paraná. A Secretaria da Agricultura fazia a distribuição na propriedade. Hoje o criador adquire seus próprios alevinos.

A viabilidade da atividade se deu graças ao trabalho de logística montado pela Secretaria, que desde o princípio nos anos 1990 e até nos dias de hoje, faz uma programação de feiras para cada período, com estrutura a disposição dos produtores.

Caminhão, motorista, técnicos, com orientação desde a propriedade até o ponto de comercialização, inclusive para os consumidores.

Outro fator de sucesso da atividade em Estrela, sempre foi a divulgação nos meios de comunicação, através dos secretários e técnicos que passaram ou estão na Secretaria da Agricultura. O atual Secretário da Agricultura é José Adão Braun que tem dado todo apoio para atividade de piscicultura. 

A evolução da piscicultura em Estrela se deu conjuntamente com a Feira do Produtor Rural. As duas foram se complementado.

O atual pavilhão na Praça Henrique Roolaart, onde existe parte com estrutura montada para Feira do Peixe Vivo, foi construído com recursos do Governo Estadual, com contrapartida do município, inclusive o terreno.

Antigamente as feiras eram a céu aberto e em alguns casos itinerantes. Mas foi evoluindo, passando por diversas fases até se chegar à situação de excelência dos dias de hoje.

A Comercialização:

Atualmente existem em Estrela 85 criadores de peixes: Destes, três possuem açudes grandes que abrem na época da semana santa. A cada ano um deles, pois para se produzir um peixe com tamanho e qualidade ideal são necessários três anos. Nas feiras da Semana Santa que possui um reforço com espaço de comercialização no bairro das Indústrias, são disponibilizados toneladas de peixe.

Outros piscicultores comercializam seus produtos nas feiras que acontecem de 15 em 15 dias, no 2° e último sábado de cada mês, com 500 a 800 kg de peixes vendidos em cada uma.

A boa procura também pode ser creditada a sala de evisceração, anexa ao espaço de comercialização, que faz o abate e posterior limpeza, possibilitando ao consumidor levar o peixe limpo para casa.

Os peixes mais procurados são pela ordem as carpas: Capim, Húngara, Cabeça Grande, Prateada e alguma coisa de Chinesa. Já se coloca a disposição dos consumidores, peixes com até 20 kg.

Texto e fotos - Airton Engster dos Santos















Nenhum comentário: