Estrela-RS - Curso amplia ações do Programa Saúde na Escola em Estrela


Curso amplia ações do Programa Saúde na Escola em Estrela

Terá início no próximo dia 23, em Estrela, um curso de formação para profissionais da saúde e da educação que atuam no Programa Saúde na Escola. O objetivo é preparar as equipes para trabalhar com os adolescentes, levando aos jovens informações sobre temas de seu interesse, como saúde sexual e reprodutiva, drogas, violência e outras.

Além dos profissionais, também vão participar 12 jovens dos Grêmios Estudantis das escolas municipais Leo Joas e Odilo Afonso Thomé, e das estaduais 20 de Maio e Nicolau Müssnich. Conforme a psicóloga da Secretaria de Educação, Mariana Mazzarino, serão ao todo seis encontros, um por mês, com três horas de duração. No dia 23, quando se inicia o projeto, uma das atividades será coordenada pela psicóloga Celina Darde.

O envolvimento dos estudantes na ação, conforme Mariana, visa torná-los multiplicadores dos conhecimentos junto aos colegas de escola, e ao mesmo tempo, possibilitar uma construção coletiva dos assuntos de seu interesse. Outra proposta é que, a partir do curso, seja adotada a “Caderneta do Adolescente”. Trata-se de uma espécie de documento fornecido pelo Ministério da Saúde. Além dos dados pessoais, a caderneta contém informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas de saúde e alimentação, entre outras. “Queremos que a caderneta seja, de fato, implantada nas escolas. Será um documento do adolescente”, ressalta Mariana. 

A realização do curso decorre da participação dos profissionais de Estrela do curso Educação Permanente em Saúde do Adolescente: Integralidade e Protagonismo, promovido pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde do Vale do Taquari. O Programa Saúde na Escola, em Estrela, já realizou ações voltadas à saúde bucal, acuidade visual, verificação das carteirinhas de vacinação, avaliação antropométrica, práticas corporais e atividades físicas e orientações sobre alimentação.

Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário: