Defesas Civis da região participam de encontro para elaborar estratégias integradas em caso de desastres naturais


Gestão de riscos é tema de encontro regional

Defesas Civis da região participam de encontro para elaborar estratégias integradas em caso de desastres naturais

Prefeitos e coordenadores municipais de Defesa Civil dos Vales do Taquari e Rio Pardo reuniram-se na terça-feira (16), em Encantado, para discutir a gestão de riscos na Bacia Taquari-Antas, apontada como destaque no atlas de vulnerabilidade a inundações no Brasil, criado pela Agência Nacional A, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do RS. O estudo destaca os municípios de Estrela, Lajeado e Encantado como os mais vulneráveis.

O coordenador da Defesa Civil de Estrela, Carlos Alessandro Bremm participou da atividade que visa estabelecer estratégias regionais em caso de desastres naturais. “Este grupo reúne-se para criar ações para a redução dos impactos gerados pelos eventos hidrológicos, considerando a adoção, tanto de medidas estruturais, quanto de medidas não estruturais”, observa Bremm. Ao final do trabalho, iniciado em 2014 pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), estarão à disposição dos municípios documentos como o diagnóstico da situação hidrológica da bacia, uma base de dados georeferenciada, mapas de suscetibilidade e vulnerabilidade potencial a desastres da região, bem como uma avaliação do impacto gerado em eventuais ocorrências.

Para o coordenador da DC de Estrela estes são documentos fundamentais para a tomada de decisão. “O que buscamos é tornar o trabalho da Defesa Civil algo mais profissional, baseado em estudos, em tecnologia, para assim atender melhor a população”, finaliza.

Texto: Jônatas dos Santos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: