AES Sul realiza projeto ambiental para estudantes de Fazenda Vilanova


É com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas dos municípios da sua área de concessão que a AES Sul, através do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realiza nesta quarta-feira, dia 1º, ações para os estudantes de Fazenda Vilanova. Das 8h30min às 11h30h e das 13h30min às 16h30min, os alunos das redes de ensino municipal e estadual vivenciarão as ações educativas no Ginásio Municipal - Avenida Rio Grande do Sul, 192. 

Nos espaços denominados “Territórios”, experimentos científicos interativos apresentam demonstrações práticas de como os recursos naturais são utilizados, conservados e desperdiçados, mostrando que as ações de todos impactam diretamente no meio ambiente. Desta forma, professores e alunos, mediados pela brincadeira educativa, aprendem sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos.

A visitação aos territórios é intercalada com esquetes teatrais que abordam os temas de forma lúdica, através da história da menina Gaia e suas descobertas sobre o mundo. E é no espaço denominado “Usina de Ideias” que as sucatas ganham uma nova vida nas mãos dos participantes. Na ocasião, serão entregues materiais didáticos para dar suporte e continuidade da temática aos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, o segundo ciclo do projeto, iniciado em maio de 2014, chegará a mais 70 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até julho deste ano, o AES Sul na Comunidade envolverá alunos e professores da rede pública de ensino em 332 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana, por meio de atividades lúdicas e interativas, como esquetes teatrais, experimentos científicos, jogos e brincadeiras.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da empresa e alinhado à sua Plataforma de Sustentabilidade, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar é inteiramente gratuito. A realização do projeto em Fazenda Vilanova é uma promoção da AES Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, e 3ª Coordenadoria Regional de Educação.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Dentre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por equipamentos mais eficientes, e a instalação de coletores solares; o “Recicle Mais, Pague Menos”, que objetiva a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, sendo a primeira distribuidora do sul do país a implementar este modelo de projeto; e, também, o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve ações nas escolas, utilizando ferramentas lúdicas na abordagem dos conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Fotos: Divulgação / AES Sul
Michelle Pereira
Assessora de Imprensa – MTB 12.089

Nenhum comentário: