Aepan-ONG - Palestra na Escola de Ensino Médio Estrela



O diretor da Aepan-ONG – Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural – Airton Engster dos Santos, palestrou na Escola Estadual de Ensino Médio Estrela com o tema - "200 Anos de Ocupação da Região da Bacia Taquari-Antas e o Esgotamento dos Recursos Hídricos". Agradeceu a diretora Zaira Junqueira, professoras e alunos pela oportunidade. “Foi realmente um privilégio falar sobre os aspectos históricos e ambientais da região”, afirmou o ambientalista.

A região cresceu e se desenvolveu a partir dos rios e arroios da Bacia Taquari-Antas. São 119 municípios que agora precisam enfrentar o desafio enorme para tratar o esgoto que é despejado diariamente nas águas dos mesmos. O Saneamento Básico deve ser prioridade para garantir qualidade de vida no presente e futuro da natureza para gerações vindouras.

No Brasil proteção das águas contra o mau uso e as diferentes formas de poluição é feita com base em critérios estabelecidos pela Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que implementa suas ações por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A água é um recurso natural limitado e um bem de domínio público, ou seja, a utilização desta deve ser sempre vinculada à função de atender o interesse da coletividade. A garantia do uso múltiplo das águas através da gestão destes recursos que será descentralizada e contará com o apoio do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

A Constituição Federal brasileira, em seu rol de direitos fundamentais, inclui o direito à moradia e o direito ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações. Entretanto a ocupação destes espaços ambientalmente gera a poluição das águas decorrente da falta de sistema de saneamento básico adequado nessas “ocupações” habitacionais, reforçou Airton Engster dos Santos.

Nenhum comentário: