Festividades do aniversário de 139 anos de Estrela levaram grande público ao Parque Princesa do Vale


Maifest encerra com grande público
Festividades do aniversário de 139 anos de Estrela levaram grande público ao Parque Princesa do Vale e ao Centro Comunitário Cristo Rei

Eventos para todos os públicos, idades e gostos. Foi assim a Maifest 2015, que reuniu um grande público no último fim de semana, em Estrela. No Parque Princesa do Vale, as atrações do ParkChoppFest iniciaram na sexta-feira à noite, com a disputa do Torneio do Boi. As 128 duplas masculinas inscritas e as 12 duplas femininas compareceram e demonstraram sorte e habilidade com a bola, até definirem-se os vencedores desta edição.
Para o secretário de Esportes e Lazer, Julio Saldanha Pereira, o Torneio foi um dos melhores já realizados. O clima agradável e a estrutura armada levaram o público para torcer pelos chutadores e goleiros. Ao final, a dupla feminina Graciane e Jenifer e a dupla masculina Alex Tresoldi e Julian Dullius levaram o grande prêmio.
No sábado foi a vez dos Jogos Germânicos animarem o público. Oito equipes disputaram provas divertidas como o Pau-de-sebo, mediram forças no Cabo-de-Guerra e mostraram toda a sua habilidade em correr atrás de galinhas e javalis. Tudo isso numa arena montada especialmente no parque. Conforme Saldanha, todas as provas são preparadas pensando na diversão do público e dos participantes. “Ao final de tudo, independente dos resultados e dos vencedores, esta é uma grande festa de integração entre as comunidades. Vale tudo pela diversão: se sujar, dedicar-se ao máximo em cada prova e brincar com as coisas da nossa terra”, afirma. Ainda no sábado, um torneio de basquete e uma apresentação de cães adestrados, da Pousada do Au Au ,movimentaram o parcão.
O secretário de Esportes só lamenta que neste ano a edição dos tradicionais Grenais precisou ser cancelada, devido a instabilidade climática do domingo. A decisão foi tomada juntamente com os consulados envolvidos.
Mesmo com a possibilidade de pancadas de chuva o público de toda região compareceu no domingo à tardinha e pode curtir muito som brasil com a banda Balaio de Gato e o mais puro rock com Os Legionários e os portoalegrenses da Bidê ou Balde. Formada em 1998, a banda agitou a galera com seus clássicos como Melissa (2001), E por que não? (2002) e músicas do último álbum como Lucinha (2013). Para o promotor cultural da Secretaria de Cultura, Douglas Daroit, os shows não deixaram nada a desejar reunindo cerca de 2,5 mil pessoas.

Encontro de Motorhomes
Ligado a Maifest, o 1º Encontro Nacional de Motorhomes de Estrela reuniu cerca de 40 amantes da estrada em um terreno cedido pela empresa Rodhoss, ao lado do parque. Desde o dia 16 eles aproveitam para fazer turismo na cidade, conhecer as belezas de Estrela e participar das programações tanto no parque quanto no Cristo Rei. No balanço final do encontro, muitos elogios a estrutura e um gasto de cerca de R$ 40 mil em compras no comércio local.

Festival do Chucrute
O mais esperado baile da 50ª edição do Festival do Chucrute reuniu cerca de 2,3 mil pessoas no sábado à noite, no Centro Comunitário Cristo Rei, um público recorde conforme a comissão organizadora. Aproveitando o calor fora de época o público divertiu-se com as apresentações dos cerca de 400 dançarinos dos Grupos Folclóricos de Estrela, saboreou a culinária típica e ocupou a pista de dança até a madrugada. 
Conforme o comendador Ernani Sehn, o público veio de mais de 80 cidades diferentes do país e do exterior. “Foi uma festa com muitos rostos novos, gente que veio pela primeira vez e saiu daqui com uma ótima imagem de Estrela”, afirma. Ele confere o sucesso da programação ao grande número de voluntários que se envolvem: cerca de 200. “No domingo à noite, assim que encerrou o café colonial, mais de cem pessoas ajudaram a desfazer a decoração. Todo esse envolvimento, de jovens e adultos, mostra que o Festival tem ainda uma longa vida”, finaliza.


Classificação final Torneio do Boi:
1º e 2º Lugares Feminino: Graciane e Jenifer
3º Lugar Feminino: Tatiane e Iloni
4º Lugar Feminino: Ana Carolina e Marcele
1º Lugar Masculino: Alex Tresoldi e Julian Dullius
2º Lugar Masculino: Guilherme Cardoso e Douglas da Silva
3º Lugar Masculino: Diego Rafael Schossler e Diego Luis Schossler
4º Lugar Masculino: Guilherme Cardoso e Douglas da Silva

Classificação final Jogos Germânicos:
1º Glória - 131 pontos
2º Família Fell - 123 pontos
3º Paranga Ritchat - 112 pontos
4º Alles Kaputt - 112 pontos
5º Só Nó no pinho - 112 pontos
6º Alld Pook - 110 pontos
7º Kroth Bier – 107
8º Arroio do Ouro - 93 pontos

Texto: Jônatas dos Santos
Fotos:
Festival do Chucrute
Crédito: Bruna Nunes Braun
Jogos Germânicos
Crédito: Jéssica Taís Scheeren
Torneio do Boi
Crédito: Paulo Ricardo Schneider
Bide ou Balde






Nenhum comentário: