Brasão, Bandeira e Hino de Estrela-RS



Estrela – RS

Origem do nome:

Antigamente, Estrela era habitada por índios Guananás.

Mais tarde, chegaram os colonizadores portugueses navegando pelo Rio Taquari. Quando chegou a noite, descansaram as margens do Rio Taquari, sobre o qual a lua brilhava. De repente olharam para cima e viram uma porção de pontos luminosos que brilhavam como se fosse uma estrela caindo. Exclamaram: “Estrela”!

Acharam que isto era sinal do céu e que esta terra traria riqueza e felicidade.

Os pontos luminosos que viram, eram apenas gases do pântano que existia onde hoje é o Colégio Santo Antônio.

É por isso que o município leva o nome de Estrela.

Símbolos de Estrela:

A Bandeira, o Brasão Municipal e o Hino de Estrela, são os Três símbolos que representam o Município nos momentos significativos dentro e fora da cidade.

Bandeira:

É composta por três cores: Azul – que representa o céu sereno do Brasil, sob o qual nos agregamos como pequena partícula do solo pátrio; Vermelho- condiz com a nossa afirmação de fé; Branco – representa o caráter nobre, altivo e pacífico de nossa gente. Os triângulos representam as três facetas do dístico da Bandeira do Rio Grande do Sul.

Brasão:

Símbolo idealizado pelo Dr. Lauro Reinaldo Müller, ilustre cidadão estrelense. O escudo tem formato oval divido em quatro partes. O primeiro quadro apresenta um ramalhete de rosas vermelhas em campo azul. Rosas porque sua floração mais intensa é em maio, mês de emancipação política; vermelhas, porque representam a fé cristã e o campo azul significa o céu do Brasil. 

No segundo quadro aparece uma casa colonial, antiga sede da Fazenda Estrela. O campo que a cerca é verde, lembrando a água do Rio Taquari, principal via de comunicação no início. No terceiro quadro encontra-se no primeiro plano, um arado primitivo descansando em terra lavrada. 

No fundo central, uma espiga de milho, tendo à sua retaguarda um milharal e um feixe de trigo: é a agricultura. Na parte direita há um malho, uma bigorna e uma roda dentada representando a indústria. O campo amarelo-ouro significa a nossa fidelidade às instituições do governo legalmente instituídas. 

No quarto quadro há uma pira inflamada de chamas rubras, um livro descansando sobre uma estante e a constelação do Cruzeiro do Sul, simbolizando a educação. O campo é de cor prateada, representando o caráter nobre, altivo e pacífico de nossa gente. Sobre o escudo, o timbre composto de uma estrela de ouro encastelada em dois florões de prata, arremata o brasão de armas do município de Estrela.

Hino:

É mais um símbolo que evoca o Município. Sua letra exalta a nossa cidade. Letra: Padre José Junges, Música: Wendelino Dewes.

1- Qual princesa e rainha formosa
Que entre luzes e flores sorri
Surge Estrela, em fulgores de rosas
Sobre as margens do Rio Taquari

2- No trabalho da indústria e lavoura
Os teus filhos – obreiros em flor
Assinalam a estrada que doura
O progresso, a cultura e o amor

3- Todo esforço baldado seria
Se teu povo deixasse de Deus
É por isso que, dia a dia, 
Ele implora os favores dos céus.

4- Salve Estrela, colmeia pujante
Estuante da lida afã!
Para frente, feliz sempre avante!
Tu constróis o Brasil de amanhã.

Estribilho: A cingir o laurel centenário
Sobre a fronte fidalga e gentil
Tens, Estrela, o glorioso destino
De exaltar sempre mais o Brasil!

Nenhum comentário: