Estrela-RS - Manhãs de segunda ao som de violino ficam mais agradáveis na Secultur


Manhãs de segunda ao som de violino ficam mais agradáveis na Secultur

Núcleo Cultural de Estrela oferece aulas de violino todas as segundas-feiras na Secultur. As inscrições estão abertas

Quando o professor de violino Sinésio Adolfo Fröder toca o arco nas cordas e delas faz sair o som, é agradável ouvir o instrumento que tem centenas de anos de história. Com esforço e treinamento, os alunos do Núcleo Cultural de Estrela esperam um dia chegarem a habilidade de Fröder. Todas as segundas-feiras, o professor dá aulas de violinos no Núcleo, na Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em Estrela. Elas são feitas particularmente: um aluno por vez. Os treinamentos duram meia hora. “Aqui na Secultur as crianças podem começar a fazer violino a partir dos seis anos, esse é um diferencial”, explica Fröder, que diz que não existem muitas instituições que oferecem aulas com esse tipo de instrumento. 
Fröder estuda licenciatura em música e fez uma série de cursos como violinista. Dá aula de violino desde os 14 anos e realizou turnê para a Europa. É um típico violinista que aprendeu a ensinar e a reger o instrumento com maestria. Em Estrela, as oficinas são em conta: R$ 35 mensais. 


Interesse
O professor diz que as aulas despertam curiosidade e o interesse de alunos que estão aprendendo o instrumento. “Aquele que vem tem o intuito de realizar o sonho de tocar violino.” No entanto, acredita que poderia haver procura maior da comunidade. “É porque é um instrumento incomum a nossa cultura. É mais antigo, veio do período barroco, tem centenas de anos de história.” Fröder diz que o Núcleo e os professores querem resgatar a prática para que os violinos possam estar mais presentes na cultural atual.
Susana Maria Felzmann está iniciando nas aulas de violino. Ela gosta e sente prazer no som do instrumento e diz que é bom ter um “professor profissional” ao lado. Adianta que quer saber tocar músicas difíceis. “Nada de música de criança.”

Inscrições
O Núcleo Cultural de Estrela está com inscrições abertas para as aulas de violino. São realizadas nas segundas-feiras pela manhã. Informações pelo telefone 3981 1198

Susana: aluna do Núcleo Cultural de Estrela aprende com Fröder
Fröder quer resgatar a prática do violino para estar mais presente na cultura

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: