Educação em Estrela-RS - Comissão finaliza texto base do Plano Municipal de Educação


Comissão finaliza texto base do Plano Municipal de Educação
Documento, construído com a participação de vários segmentos e comunidade, será votado durante fórum que ocorre em maio 

O texto base do Plano Municipal de Educação de Estrela, que estabelece as 20 metas e estratégias para alcançá-las, para os próximos dez anos, foi finalizado no dia 23. A comissão organizadora, reunida na Secretaria de Educação, analisou todas as sugestões recebidas on line – o documento foi disponibilizado no site da prefeitura para que a população pudesse se manifestar – e também as propostas encaminhadas pelas escolas, para concluir o documento.
O próximo passo, agora, é a votação do texto final, o que vai ocorrer durante o Fórum Municipal marcado para o dia 15 de maio. Nessa oportunidade, representantes das escolas – pais, professores, alunos e funcionários – e da sociedade civil em geral vão votar as 20 metas e as mais de 180 estratégias que compõem o documento.
Entre as metas, o secretário de Educação Marcelo Mallmann destaca, por exemplo, a que estabelece a universalização da educação infantil na pré- escola até 2016 para crianças de 4 a 5 anos de idade e amplia a oferta de creches de forma a atender 65% das crianças com até 3 anos de idade até o final da vigência do Plano. 
Ele cita, também, a meta de elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 98% até 2018 e a que estabelece que o município deverá oferecer educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, para atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica. 
O secretário cita ainda, dentre as 20 metas estabelecidas, a que busca valorizar os profissionais da educação básica municipal, em regime de colaboração com a União, equiparando seu rendimento médio aos demais profissionais com escolaridade equivalente. Isto deverá ocorrer até o fim do sexto ano de vigência do Plano Municipal. O custeio se dará com o aumento dos repasses federais previstos no Plano Nacional. 

Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider
Legenda: Texto base foi finalizado e será votado em fórum marcado para 15 de maio

Nenhum comentário: