Rádio Studio FM 98.3 - André Sauter presente no evento promovido pelo Sindi Comerciários de Lajeado


Rádio Studio FM 98.3 - André Sauter presente no evento promovido pelo Sindi Comerciários de Lajeado. 

A taxa da rotatividade dos trabalhadores no comércio em Lajeado, Estrela e Arroio do meio, chegou a 70% no ano passado, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-RS). Em 53,3% dos casos, o desligamento ocorreu por iniciativa da empresa, por demissões sem justa causa. Já os trabalhadores que pediram para sair representam 45,4 pontos percentuais. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (18), em café da manhã promovido pelo Sindi Comerciários de Lajeado, a sindicatos e imprensa.

Entre os principais motivos de pedidos de demissão, estão a maior jornada de trabalho semanal, que chega a 46 horas e o baixo salário. A média de vencimentos do trabalhador ao ingressar no comércio é de R$ 983.

O presidente do Sindi Comerciários de Lajeado, Marco Daniel Rockenbach relata que o maior desafio dos Sindicatos é a redução da rotatividade. Ele relatou que algumas empresas dispensam o funcionário após o período de experiência para baixar os custos, mas esquecem de calcular o quanto gastam em treinamento. O Ministério do Trabalho estuda a criação de multa para empresas que agem desta forma.





Nenhum comentário: