Estrela-RS - Smel faz entrega de quimonos


Smel faz entrega de quimonos
Cem quimonos são entregues a três núcleos do projeto social de jiu-jitsu de Estrela. Iniciativa beneficia 200 estudantes que estão envolvidos com a prática esportiva

“Agora vou treinar com mais energia”, diz Gabriel da Costa (10) ao colocar o quimono branco novinho e tentar uma pose de lutador. Ele e seus colegas receberam nesta quinta-feira (19) quimonos da Secretaria de Esportes e Lazer de Estrela (Smel). A Secretaria foi até a Escola Ruth Markus Huber onde está um dos três núcleos do projeto para conceder os “presentes” aos meninos. Os 20 quimonos dados para a escola não serão levados para casa pelos estudantes. Serão utilizados em forma de rodízio uma vez que são 90 os alunos envolvidos com o jiu-jitsu na Ruth. “Eles são o primeiro grupo a receberem as roupas. Estamos equipando todo o projeto de jiu jitsu com material adequado. Com isso, os estudantes poderão se estruturar melhor nas atividades” informa o secretário Júlio Saldanha.
A diretora Neide Steiger Woiciechowski diz que a entrega dos quimonos representa uma etapa importante do processo pedagógico-esportivo. “As crianças gostam muito do esporte, são extremamente comprometidas. Para elas, é uma motivação vivenciar o esporte. Os alunos desejavam muito esses quimonos. É uma grande conquista.”

Projeto
Duzentos estudantes participam das aulas de jiu-jitsu oferecidas pela Smel em Estrela nos três núcleos: escolas Ruth Markus Huber, Odilo Afonso Thomé e Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) Moinhos. As aulas são dadas pelo campeão mundial Miguel Anka, famoso pelo seu histórico no esporte. Muito mais do que golpes, as aulas de jiu-jitsu infantil proporcionam disciplina, autoestima e melhoram a concentração dos alunos. Também fortalecem as relações de amizade e contribuem para uma convivência fraterna, sem violência.

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: