Estrela-RS - Sedesth - Cemai fortalece vínculos entre crianças e adultos


Cemai fortalece vínculos entre crianças e adultos

Cento e setenta e cinco crianças frequentam o Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) em Estrela. Da horta ao jiu-jitsu, as atividades fornecem vínculos sadios, enquanto pais trabalham

Estrela possui dois Cemais – Centro Municipal de Atendimento Integrado. São espaços sociais que atendem alunos no turno oposto ao escolar e viraram referência pela qualidade com que o serviço é prestado. Os Cemais funcionam nos bairros Moinhos e Oriental e proporcionam uma série de atividade às 175 crianças assistidas. 
No Moinhos, onde o número é maior – 110 crianças - há o projeto de jiu-jitsu, dado pelo campeão mundial Miguel Anka. Os projetos são possíveis graças à parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), que além do jiu-jitsu leva caratê, bicicross, atletismo, xadrez e oficinas de canoagem. ”Nós fizemos variadas atividades com as crianças”, enfatiza a supervisora dos Cemais, Ana Cristina Möllmann.
Consolidado entre os projetos mais benquistos na área social em Estrela, o Cemai foi criado com o objetivo de fortalecer os vínculos entre crianças, familiares e a sociedade estrelense. “Enquanto os alunos estão aqui praticando, deixam de estar nas ruas”, expressa Ana. Quanto aos pais, muitos participam de projetos noturnos formando uma comunidade que se acolhe, conhece e ajuda. Famílias intensificam os elos com as monitoras o que é salutar para seus filhos.
Para o Secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves, a importância fortifica o círculo familiar de uma maneira prática. “Muitas mães não tem onde deixar os filhos nessa idade. O Cemai supre essa demanda. Além de absorvê-los, o trabalho prestado é de qualidade. Aqui são educados para a vida. Aprendem sentimentos, moralidade e a atuar em grupo.”
Sara Gabriele do Nascimento (7) não perde uma manhã de diversão. À tarde ela vai à escola. “Eu gosto de vir aqui porque a gente tem muitos amiguinhos para brincar.”

Ampliação
Em função da crescente demanda, o Cemai foi ampliado em 30 vagas este ano. “Aumentamos o projeto tendo em vista uma visão humanizadora”, acentua o secretário. O Centro precisa ser algo agregador à instrução formal, que venha somar às atividades escolares.
Essas novas crianças que ingressaram no Centro em 2015 tem a oportunidade que brincar aprendendo, fazer amigos e executar práticas esportivas. São alunos que experimentam a novidade de mexer com a terra. 
O Centro tem parceria com a empresa Iccila e na horta do projeto as verduras são tratadas com carinho. “Eles fazem o cultivo da semente, lidam com a terra e depois podem levar a verdura para a casa.” Dessa forma se desenvolve o senso de comunidade, é um jeito de trocar experiências e os Cemais terem seus próprios vegetais à mesa.

Padaria
Pão quentinho direto do forno próprio. Para este ano o projeto do Cemai é construir a padaria comunitária no Centro de Atendimento de Moinhos. “Um sonho que acalentamos desde 2013”, informa Ana Cristina Möllmann. O projeto está avançado, foram compradas máquinas e os fornos. Ana enumera os benefícios para a comunidade. Além do alimento para os alunos, a intenção é promover cursos gratuitos e ajudar pais a se colocarem no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: