COLUNA DO LUCA – 30.03.15 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 30.03.15
Luiz Carlos Freitag 

A União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela do Ano realizou na noite desta quinta-feira sua primeira assembléia deste ano, na sede da Corsan junto ao Parque Princesa do Vale. Foi informado que mudou a eleição para o Conselho Tutelar, agora a duração dos eleitos é de quatro anos e a eleição acontece dia quatro de outubro, na Câmara de Vereadores. Também a Uame está terminando as alterações de seus estatutos, para deixar tudo em dia. A próxima assembléia acontece dia nove de abril, na Sede da Associação dos Moradores do Bairro Auxiliadora, as 19h e 30min.

Quando o Secretário da Saúde de Estrela Elmar Schneider era Deputado Estadual, conheceu integrantes da empresa XCMG Brasil Indústria Ltda, de Pouso Alegre-MG através de Angélico Dornelles da Rocha da Univates. Inclusive naquela época Elmar Schnieder, junto com o então Governador Germano Rigotto foram até a China visitar a empresa, que colocou a filial em Minas Gerais, para produzir máquinas, patrolas, carregadeiras e outros equipamentos. Esta amizade trouxe agora a Estrela o presidente da XCMG Brasil, o chinês Li Qianjin e uma comitiva que visitaram o Prefeito Rafael Mallmann. Eles o convidaram para conhecer a filial de Minas Gerais e também a matriz na China. O motivo da visita dos chineses a Estrela foi para fazer sondagens pois o Rio Grande do Sul é o Estado que mais necessita de asfalto no País. Ficou no ar um convite para que a empresa venha a instalar uma filial aqui no Rio Grande do Sul, sendo que o próximo passo será o Prefeito Rafael Mallmann visitar a filial de Minas Gerais depois a matriz na China.

A partir de agora a comunidade de Linha Wink também passa a receber o atendimento da Unidade Móvel da Saúde da Secretaria da Saúde de Estrela.

Ela virá todas as 4ª quarta-feiras do mês, a partir das 8h da manhã, para atendimento de médico, odontólogo e enfermagem. São disponibilizadas 16 fichas por visita da Unidade Móvel da Saúde e a marcação pode ser feita diariamente pelo telefone 9647 9140. A comunidade de Linha Wink esá agora mais tranqüila, com atendimento da saúde também no local.

O Prefeito Rafael Mallmann foi agraciado com o TROFÉU JK, destinado aos 30 melhores Prefeitos do País. A Reunião Nacional de Prefeitos, para a entrega do prêmio é dia 26 de abril, em Foz do Iguaçu. Os critérios para a escolha, foram: Desenvolvimento econômico e sustentável do município; Índice do IDH; Projetos econômicos e educacionais; Saúde; Urbanismo; Transparência nas ações e Bom uso da verba pública e recursos federais aplicados no município.

Agora Estrela conta de novo com a escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar. Na 1ª etapa foram investidos no local R$ 120 mil e agora será a vez da 2ª etapa, para recuperar espaço para convivência, para crianças brincarem. No próximo ano inicia a 3ª etapa na recuperação até o belvedere. Uma permuta da Prefeitura com o empresário Nilto Scapin de uma área verde com o prédio ao lado da escadaria, onde a Prefeitura irá construir um restaurante que será polo de Turismo. Segundo Rafael Mallmann, os turistas virão a Estrela, serão conduzidos até a escadaria, descerão até o Rio Taquari onde serão levados por um barco até o Porto de Estrela. “Daí pegarão o trem até Guaporé, no roteiro que será o mais famoso do Brasil”, afirmou.

FRASE DA SEMANA: “Tá iniciando a Festa de Maio em Estrela, dia 10 de abril acontece o lançamento do 50º Festival do Chucrute no Salão da OASE, as 20h.” (Harry Rückert, integrante dos Grupos) 

Nenhum comentário: