Prefeitura de Estrela-RS - Trituradores vão transformar galhos em adubo


Trituradores vão transformar galhos em adubo
Trituradores de galhos representam várias toneladas a menos de lixo verde a serem transportados e economia de combustível. Eles também transformam troncos em adubo

O Governo de Estrela conseguiu com verbas da União, através de emenda parlamentar do deputado gaúcho Paulo Pimenta, dois trituradores de galhos que vão servir para ajudar na limpeza da cidade e representar várias toneladas a menos de lixo verde a ser transportado. O representante da Central de Projetos, Eduardo Henrique Locatelli informa que as máquinas serão entregues para a Secretaria de Obras Públicas nesta quarta-feira. Segundo ele, as máquinas custaram R$ 72 mil. 
Segundo Locatelli, a tritura de galhos ocorre num processo desejado para a obtenção de resíduos moídos. Eles depois vão adubar a terra. As máquinas possuem dois benefícios, contribuem com a limpeza da cidade e dão um destino correto ao descarte. “O funcionário coloca os galhos na boca do triturador que os destrói. O processo mastiga troncos de até 20 centímetros de diâmetro. Nós tínhamos um triturador que não estava em condições ideais, com a aquisição desses novos equipamentos, teremos maior capacidade e qualidade no serviço prestado.”
O secretário Cristiano Nogueira da Rosa diz que com a trituração dos galhos o volume de resíduos tende diminuir os resíduos, assim o material que antes era transportado em seis cargas de caminhões pode com o triturado ser levado em apenas uma. A menor locomoção representa economia de combustível e também proteção ao meio ambiente porque torna transforma o material em adubo. “Vai ficar mais fácil todo o trabalho.”

Texto e foto: Andreia Rabaiolli
TRITURADORES: Máquinas custaram R$ 72 mil

Nenhum comentário: