Prefeitura de Estrela-RS monta força-tarefa para intensificar limpeza por todos os bairros da cidade


Prefeitura monta força-tarefa para intensificar limpeza por todos os bairros da cidade
Equipes de varrição, capina e roçada intensificam trabalhos para manter o visual da cidade. Prioridade é manter os bairros, mesmo no período em que a vegetação cresce aceleradamente

As três equipes da Secretaria de Obras Públicas estão trabalhando dobrado desde janeiro para dar conta da vegetação que cresce nas ruas e nas margens das vias em função da chuva e do calor. Elas atendem os 13 bairros da cidade, roçando, varrendo e arrancando o capim que toma volume cada vez mais rápido. Há uma quarta equipe terceirizada que recolhe o lixo verde. Ao todo, são quatro grupos, um conjunto de 60 pessoas que desde janeiro iniciaram uma força-tarefa com a missão específica de limpar a cidade. “O prefeito Rafael Mallman nos pediu prioridade com a limpeza e estamos intensificado as ações no centro e bairros, fazendo esforço extra para que a cidade se mantenha limpa”, explica o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa.
De janeiro até agora, as quatro equipes executaram ações em praticamente todos os bairros. Nesta terça-feira, os roçadores trabalharam no Bairro das Indústrias, retirando inço das Ruas Henrique Uebel, Frederico Markus e Aldino Sulzbach. Na quarta-feira roçadas e capinas mecânica foram feitas no Bairro Boa União.
O secretário Nogueira informa que nos bairros a roçada é feita a cada dez dias, mas como a vegetação cresce muito rápida, o cronograma muitas vezes está sendo colocado de lado. “Em algumas oportunidades não conseguimos fazer o rodízio, por isso atacamos onde o matagal está pior.” 
Em janeiro deste ano, foram recolhidos 1,5 mil toneladas de galho, inço e terra. O material é levado para os aterros licenciados nos bairros Boa União e Imigrantes. “Estamos licenciando um terceiro aterro no Bairro São José.” Nogueira informa que os investimentos com a limpeza da cidade este ano devem ser superior a R$ 350 mil.

Conscientização
O secretário conscientiza a população para ajudar a manter a cidade limpa, já que os custos são altos. A primeira questão se refere a entulhos: a prefeitura não é obrigada a recolhê-los. É responsabilidade do construtor ou empreiteiro. “O cidadão deve contratar um container apropriado a esse fim. O container é locado por empresas licenciadas para fazer o recolhimento do material. O entulho é resíduo gerado pelas atividades de construção civil ou reformas. O recolhimento do material é de responsabilidade do cidadão e não deve ficar exposto na via pública. A medida visa manter a cidade limpa e evitar restos de construções e entulhos nas ruas, o que causa o entupimento dos bueiros e impede o escoamento da água, provocando alagamentos.
Nogueira também faz um alerta para o uso do descarte do lixo consciente. É preciso observar o horário em que o caminhão passa e colocar o resíduo no dia adequado. “Não adianta colocar dois dias antes sujando muito, entupindo bueiros, causando mal- estar. Será importante todo mundo colaborar para fazer de Estrela uma cidade limpa.”

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: