Prefeitura de Estrela-RS - fortalece agricultura familiar com Programa de Aquisição de Alimentos









Governo de Estrela fortalece agricultura familiar com Programa de Aquisição de Alimentos 
Agricultores familiares fornecerão produtos para sete entidades do município. Nesta quinta-feira (26) em ato realizado no salão nobre da Prefeitura ocorreu o anúncio oficial da adesão ao Programa

A agricultora Marisa Maria Wermann mostra com orgulho o cartão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. Ela o obteve no Banco do Brasil para que, a partir de agora, possa fornecer hortaliças a entidades do município. Prevê que a produção irá crescer com a adesão ao Programa. Na propriedade em Arroio do Ouro, atuam os dois filhos, ela e o marido. “Nós pretendemos fornecer repolho, alface e cenoura. Quando aumentarmos a produção, teremos de trabalhar mais, os filhos estão dando apoio.”
Os Wermann comercializam para três colégios e negociam na Feira do Produtor. Agora com o PAA, a família pretende valorizar ainda mais a cultura hortigranjeira. Eles fazem parte do grupo de 38 produtores beneficiados com o programa, divulgado nesta quinta-feira (26) no salão nobre da Prefeitura de Estrela. 
O governo municipal conseguiu a aprovação junto à União, iniciativa que vai incentivar a agricultura familiar e promover o acesso a alimentação em quantidade, qualidade e regularidade para pessoas em situação de insegurança alimentar. Os agricultores vão vender a entidades assistenciais como Apae, Vovolândia São Pedro, Pousada da Criança, Centros Municipais de Atendimento Integrado (Cemais Moinhos e Oriental) e os dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras Imigrantes e Cras Casa da Cidadania). 

Empenho

“Desde que assumimos o governo temos buscado formas para fazer com que os recursos fiquem em nosso município, beneficiando as empresas locais. O 
Programa de Aquisição de Alimentos é mais uma política pública que implementamos que para que isto aconteça, agora beneficiando os agricultores familiares”, ressaltou o prefeito Rafael Mallmann. Segundo ele, a efetivação do projeto é fruto de muito esforço e dedicação de toda a equipe do governo e entidades parceiras, que desde 2013 trabalharam para que o PAA fosse realizado. “É um momento de agradecer”, enfatizou.
O recurso disponível para execução do programa no município é de R$ 212 mil, repassados pela União, para ser aplicado dentro do ano. Cada produtor pode receber um teto de R$ 6,5 mil. 
O secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), José Itamar Alves, evidenciou a importância dos produtores e do programa para Estrela. “Trinta por cento do que é arrecadado no município vêm dos agricultores. Com o PAA, vamos levar para as entidades alimentação de qualidade.” Também se pronunciaram, no ato, a chefe do Escritório Municipal da Emater-Ascar/RS, Tânia Stein, e o presidente da Câmara, vereador Ernani de Castro, que da mesma forma ressaltaram a importância da concretização de mais esta política pública no município.

Texto: Andreia Rabaiolli e Paulo Ricardo Schneider

Fotos - Airton Engster dos Santos

Nenhum comentário: