Prefeitura de Estrela-RS - Defesa Civil age contra invasão de terreno público em Estrela


Defesa Civil age contra invasão de terreno público em Estrela

Uma invasão de terras no loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos, mobilizou a equipe da Defesa Civil no último dia do mês de janeiro. Através de uma denúncia anônima, o órgão foi até o local e flagrou a invasão de um terreno público. A Área de Preservação Permanente (APP), que fica próxima ao Rio Taquari, encontra-se na cota de risco de 22,5 metros, na Rua São Roque. “Além da invasão do terreno público, a família cometeu um ato ilícito, construindo em APP e área de vulnerabilidade de cheias”, salientou o coordenador da Defesa Civil, o militar aposentado Jorge Both.

A primeira medida tomada foi uma reunião com a família, com a participação de assistentes sociais do município e a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves. “Buscamos o diálogo e apresentamos alternativas. O que as pessoas precisam entender é que o Poder Público não será conivente com atos de invasão”, ressalta Both.

Com prazo para deixar o local e não cumprido até esta terça-feira (3), a Defesa Civil, em parceria com a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, mobilizou equipes das secretarias de Obras, Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar para fazer a remoção da casa construída em madeira. “Um dos cuidados foi o de não danificar o material, que está a disposição da família”, observa Alves. O secretário ressalta que estão em fase de construção 259 casas populares em Estrela. É o maior programa habitacional já instituído no município. “No entanto, as pessoas precisam aguardar os processos de cadastramento e seleção e, cumprindo com os critérios, ter direito a uma moradia digna”, afirma.

Já o coordenador da Defesa Civil é enfático: não compactuaremos com a invasão de áreas públicas, em especial de preservação ou de risco. Both iniciará uma campanha de conscientização demarcando os terrenos com avisos de áreas de preservação.

Texto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: