Prefeitura de Estrela-RS - Agricultura Mais de 2,4 mil atendimentos veterinários foram feitos em 2014


Agricultura
Mais de 2,4 mil atendimentos veterinários foram feitos em 2014

Veterinários de Estrela atuam em clínica ou em cirurgia de grandes animais. Em média são feitos 15 chamados/dia. O atendimento veterinário é gratuito, concedido pelo município


A Secretaria Municipal da Agricultura de Estrela (Smag) fez ao longo de 2014, 2.405 atendimentos veterinários. Com três veterinários e uma média de 10 a 15 chamados/dia, a assistência é gratuita, para que o agricultor possa tocar a propriedade e se estabelecer em Estrela como produtor proativo. Os profissionais dão assistência aos chamados dos produtores para atender anomalias no rebanho como doenças e intoxicações. “Tem uma doença chamada tristeza que é muito comum causada pelo carrapato”, informa o secretário da Agricultura José Adão Braun. Os veterinários estão a disposição 30 dias por mês e o plantão assistencial é mantido em domingos e feriados. O serviço é importante para eliminar o sofrimento do animal e zelar pela qualidade . “Não adianta ter uma capacidade genética grande se não tem a saúde do animal. Estamos sempre vigilantes para zelar pelo rebanho.”

O veterinário Sidney Casagrande trabalha há mais de 20 anos no departamento. Ele diz que é prática tratar clinicamente e fazer cirurgia em grandes animais. “O produtor notou que o animal não está comendo ou debilitado, liga para a Secretaria da Agricultura solicitando o atendimento.” A assistência não demora a chegar. A Smag também dispõe de medicamentos. “O atendimento veterinário é gratuito, os remédios são cobrados a preço de custo”, explica Casagrande.

Os veterinários atuam em duas frentes em Estrela: na cura e prevenção. “Somos chamados quando há doenças em animais e também fazemos campanhas de everminação, contra brucelose ou febre aftosa.” 

Nenhum comentário: