Multimulher em Estrela evidencia o valor feminino


Multimulher em Estrela evidencia o valor feminino
Entidades se unem para promover ações, do brechó à corrida, culminando com o troféu para dez laureadas

Entidades estão engajadas em fazer de março um mês inesquecível para as mulheres. A nona edição do Multimulher é preparada com uma “bateria” pesada de programações, todas elas com o objetivo de valorizar e refletir sobre a importância da mulher na sociedade. “O evento é articulado para que as mulheres pensem e ponderem sobre seu próprio valor”, destaca a primeira-dama Carine Schwingel. O Multimulher é um guarda-chuva que abriga diversos eventos. O nome designa: é múltiplo.
“Além de comemorar a data, em todas as atividades visamos a prevenção porque acreditamos ser importante que a mulher valorize não apenas a parte estética, mas sua saúde e seu lazer”, informa a presidente da Liga de Combate ao Câncer Anelise Hausmann. Ela espera a presença de muitas mulheres nos eventos porque acredita que a programação dá suporte à reflexões importantes. “É preciso fazer com que a mulher tome as rédeas de sua própria vida e diga: eu sei me cuidar, me valorizar, gosto de mim em todos os sentidos.” Saber a hora de trabalhar, ter lazer e prazer, esta é a mulher que Estrela quer ver passear nas ruas. Aquela que sabe estabelecer limites saudáveis para fazer de sua vida uma existência libertadora.
O evento é promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer; Oase; Brigada Militar; Emater/Ascar; Associação de Mulheres Estrelense (Ame) e prefeitura. Conta com o apoio de Lions Clube Estrela, Câmara de Vereadores e Faculdade La Salle. A programação será lançada dia 6 de março, no salão da Oase. Às 19h30min tem Culto pelo Dia Mundial da Oração e às 20h30min haverá a solenidade.

PROGRAMAÇÃO

Brechó precisa de doações
Pela primeira vez o Multimulher terá atividades no Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Na data estarão concentrados três eventos na Praça Menna Barreto: Brechó Solidário, corrida e caminhada e serviços gratuitos como salão de beleza, massagem e de saúde.

O Brechó Solidário inicia-se às 8h. Carine informa que fevereiro é o mês de arrecadação e pede a colaboração da população. “Precisamos de móveis, eletrodomésticos, roupas, e utensílios domésticos.” Os interessados podem entrar em contato com o gabinete da primeira-dama pelo telefone 3981-1211, 3981-1173 ou 9777-7316.
Também a partir das 8h, uma série de serviços estarão à disposição - massagem, maquiagem, corte de cabelo, tratamento estético, teste de visão, manicure, ginástica - a exemplo da programação realizada no ano passado. O objetivo é fazer com que as mulheres possam ter um dia de descontração, aumentar sua autoestima. Os interessados que quiserem oferecer seus serviços devem se cadastrar no gabinete até o fim do mês.
Este ano, a programação terá uma novidade, a Corrida e Caminhada Só Elas/Santuário do Corpo inicia-se às 9h30min, promovida pela Smel pelas ruas da cidade. Envolve apenas o público feminino de todas as idades. As mulheres podem escolher entre o percurso de 2,5 quilômetros ou de cinco quilômetros. A renda das inscrições da prova será repassada à Liga de Combate ao Câncer de Estrela.

Chá de integração

No dia 18 de março, o ponto alto é o Chá de Integração realizado pelo Clube 20 de Maio no Bairro Boa União. Ali se concentrarão os clubes de mães da cidade e do interior. O evento ocorre às 14h30min. Depois do chá, as mulheres vão tomar um “banho de loja” já que haverá desfile com as integrantes dos grupos. É um momento de descontração em que mulheres colocarão a vergonha de lado para se tornarem estrelas da passarela.

Primeiro Circuito Aberto Amador de Sup Race
Os esportes são a novidade este ano no Multimulher. O Primeiro Circuito Aberto Amador de Sup Race - uma prova de Stand Up Paddle – em que o praticante fica em pé numa prancha e usa o remo para se mover na água – promete ser a sensação para os aventureiros de plantão no dia 22 de março. A prova inicia-se às 9h no Parque da Lagoa. Promovida pela Smel, participam da disputa homens e mulheres. A ideia é uma forma de valorizar o rio e promover a modalidade que está em ascensão no Brasil e também contribuir com a causa feminina. “Parte da renda arrecadada vai para a Liga de Combate ao Câncer”, informa o secretário da Smel, Júlio Saldanha. No dia, terá oficina de canoagem, avisa o secretário.

Troféu Multimulher
O troféu Multimulher ocorre este ano em 27 de março e encerra as festividades. É a data de honra do evento e será feita no Estrela Palace Hotel, às 20h. Na noite, dez mulheres são laureadas. O troféu simboliza o valor da mulher ao longo da história. As dez eleitas são homenageadas em diferentes categorias e tem a missão de levar adiante ao longo do ano a eficiência da mulher feminina que avança nos mais diferentes segmentos. Os nomes das mulheres serão divulgados apenas na noite. Eles são escolhidos por meritocracia por um grupo de entidades. “A prefeitura não participa da escolha, ela apenas tem o poder de indicação”, salienta Carine.
Na mesma noite haverá entrega dos certificados Amigos da Vida aos empresários que aderiram ao Pacto pela Vida, aqueles que incentivaram funcionárias a fazerem mamografia para prevenir o câncer de mama no Outubro Rosa. Também ocorre leilão a ser realizado pela Faculdade La Salle em benefício das entidades que promovem a programação.

Texto: Andreia Rabaiolli
Fotos: arquivo AI 2014

Nenhum comentário: