Estrela-rs fecha ano com saldo positivo de empregos


Estrela fecha ano com saldo positivo de empregos
Levantamento apontou que no ano passado Estrela ficou entre os 20 municípios com mais contratações no Rio Grande do Sul. 

Patrícia de Oliveira (25) nem esquentou o lugar do sofá de sua sala e já conquistou emprego novo em Estrela em 2014. “Saí de um e fui para outro”. Hoje ela trabalha em uma livraria e reconhece que a conquista foi muito rápida. “Vim conversar com a dona e já estava contratada no dia seguinte. Para ela, Estrela não sofre com falta de emprego. “São não trabalha quem não quiser.”
Uma pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal mostrou que Patrícia de Oliveira tem razão. O levantamento apontou que no ano passado Estrela ficou entre os 20 municípios com mais contratações no Rio Grande do Sul. O município criou 6.206 vagas em 2014, foram extintas 5.764, restou um saldo de 438.
O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio Wermann diz que a posição privilegiada é resultado de um planejamento estratégico para geração de emprego e renda que envolve cursos de profissionalização, diálogo entre autoridades e atração de empreendedores. “Estamos tornando Estrela uma cidade atrativa, tranquila e segura para que os empreendedores invistam aqui.” Políticas públicas fazem parte dessas estratégias amarradas em sintonias com as autoridades da cidade. Estrela conseguiu com que a Corsan, dentro de um contrato de 25 anos, repavimentasse as ruas da cidade, o que gerou boa impressão na população. “Foi um ponto estratégico para o município continuar crescendo.” A qualificação da mão de obra impulsiona o número de vagas. O governo municipal foi buscar o Pronatec junto ao governo federal. “Estrela qualificou 400 pessoas no primeiro ano e vamos treinar mais 400 no segundo, significa que buscamos fortalecer o conhecimento do trabalhador.” 
Segundo Wermann, Estrela intensifica a infraestrutura para se desenvolver suficientemente em energia, estradas, água, segurança, para que o município cresça a passos firmes e constantes. 
O prefeito Rafael Mallmann está satisfeito com o resultado do Caged e expõe que a cidade é acolhedora o que faz com que atraia os empreendedores. “Nós não queremos que Estrela seja um “boom”, nós queremos desenvolvimento. A grande diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o segundo é constante e todos os indicadores caminham juntos – educação, saúde, meio ambiente e saneamento básico.

Absorção de vagas
O coordenador da agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)/Sine, João Ailton Bittencourt expõe que o governo é o principal ator por abrir essa oferta de emprego às pessoas. “A administração tem o respaldo da sociedade a partir do momento em que a população tem confiança naquele sistema que está operando.”
Estrela abriu ofertas de trabalho com a reconstrução do Sesi, onde foram absorvidas 125 vagas de trabalho na construção civil. “Vieram pessoas de todos os municípios da região para buscar esses empregos.” Empresas regionais periodicamente solicitam vaga no Sine. Há empresas de Lajeado que se transferiram para Estrela e estão instaladas na Rota do Sol. Trouxeram junto a mão de obra disponível no município vizinho.
A indústria se fortaleceu em Estrela e como tal absorveu grande contingente de pessoas. A prestação de serviços é um segmento que opera forte no mercado. “Como gestor de encaminhamento de mão de obra formal, nós vamos até as empresas para que elas abram vagas. Vem muita gente de municípios vizinhos para trabalhar aqui, antes isso não ocorria.”
Para corroborar os dados, Bittencourt mostra que a agência do Sine estava na 89ª posição do FGTAS estadual há tempo. Em 2014 conquistou a 24ª colocação significando um grande avanço na abertura de vagas e empregos na cidade. O Caged é a referência para evidenciar o retrato da situação privilegiada do Sine de Estrela. 

Texto e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: