Defesa Civil age contra invasão de terreno público em Estrela-RS


Defesa Civil age contra invasão de terreno público em Estrela

Uma invasão de terras no loteamento Marmitt, no Bairro Moinhos, mobilizou a equipe da Defesa Civil no último dia do mês de janeiro. Através de uma denúncia anônima, o órgão foi até o local e flagrou a invasão de um terreno público. A Área de Preservação Permanente (APP), que fica próxima ao Rio Taquari, encontra-se na cota de risco de 22,5 metros, na Rua São Roque. “Além da invasão do terreno público, a família cometeu um ato ilícito, construindo em APP e área de vulnerabilidade de cheias”, salientou o coordenador da Defesa Civil, o militar aposentado Jorge Both.

A primeira medida tomada foi uma reunião com a família, com a participação de assistentes sociais do município e a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Itamar Alves. “Buscamos o diálogo e apresentamos alternativas. O que as pessoas precisam entender é que o Poder Público não será conivente com atos de invasão”, ressalta Both.

Com prazo para deixar o local e não cumprido até esta terça-feira (3), a Defesa Civil, em parceria com a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, mobilizou equipes das secretarias de Obras, Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar para fazer a remoção da casa construída em madeira. “Um dos cuidados foi o de não danificar o material, que está a disposição da família”, observa Alves. O secretário ressalta que estão em fase de construção 259 casas populares em Estrela. É o maior programa habitacional já instituído no município. “No entanto, as pessoas precisam aguardar os processos de cadastramento e seleção e, cumprindo com os critérios, ter direito a uma moradia digna”, afirma.

Já o coordenador da Defesa Civil é enfático: não compactuaremos com a invasão de áreas públicas, em especial de preservação ou de risco. Both iniciará uma campanha de conscientização demarcando os terrenos com avisos de áreas de preservação.

Texto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: