Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 12.02.15


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 12.02.15
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
Por enquanto, não tem.

FRASE: “Mais alguns dias e o Brasil estará se esquecendo de tudo, lembrando só do Carnaval” (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Atenção pessoal, preparem-se para alterar os relógios. Mais alguns dias é prá terminar o Horário Brasileiro de Verão. Mais precisamente, terminaria dia 22 próximo. À meia noite do dia 21 - um sábado - teríamos que atrasar nossos relógios uma hora para tudo voltar ao normal. Mas tem um detalhe: Hoje o Ministério de Minas e Energia fará uma avaliação e poderemos ter ampliado o tempo do Horário de Verão nas regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal. O Horário de Verão deverá ser prorrogado por mais um mês. Vamos ver.

E a informação divulgada aqui na Coluna, se confirma. O passeio turístico de trem, entre Estrela e Guaporé, vai ter inicio no mês de junho. Falta só a aprovação final da Agência Nacional dos Transportes. Em março, Gilberto Keller vai levar uma verdadeira caravana de prefeitos a Brasília, para agilizar a aprovação. As obras da estação de partida em Estrela, no estilo bem alemão, devem iniciar em abril e ficar concluídas em junho, segundo informação do Prefeito Rafael Mallmann. Que irá implantar também o passeio de barcos pelo Rio Taquari, com saída no Porto de Estrela. Vai ser uma maravilha turística. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, segundo me informou o presidente Rogério Heemann, está participando ativamente dos cursos do Senar/RS. Três cursos acontecerão em março, cada um com dois dias e meio de duração e um curso será em Fazenda Vilanova. As inscrições devem ser feitas no STR em Estrela e dizem respeito a apresentação e análise dos diferentes agrotóxicos, toxicologia, tecnologia e aplicação de produtos químicos. Este mês teremos mais um curso, de irrigação pós-gotejamento e será realizado na propriedade de João Schmitt na Delfina.

Realmente o programa de combate a dengue que está sendo realizado em Estrela, está recebendo elogios em várias Regiões do Estado. O Colunista Armando Burd, no Jornal O Sul, de Porto Alegre, de 27 de janeiro, escreveu: “O plano de combate ao mosquito da dengue executado pelo Secretário Municipal da Saúde de Estrela Elmar Schneider é considerado modelo no Estado”.

Estrela está se preparando para o dia 25 de Julho, dia do Colono e do Motorista. Mas a parte mais homenageada será novamente a do Colono. Ano passado, foi feito uma grande carreata desde a Rodoviária até o Cristo Rei e para este ano está sendo preparado algo maior ainda, segundo o presidente do STR Rogério Heemann. “O desfile será bem maior que ano passado e a comemoração no Cristo Rei será ainda mais animada”, afirmou. Uma comissão está elaborando tudo.

Prosseguem os trabalhos de pavimentação de várias ruas em diversos Bairros. Um detalhe: No Bairro Pinheiros estão sendo colocados canos de até um metro de diâmetro sob algumas das ruas que receberão asfalto. Com isso, sem dúvida teremos uma solução para as enxurradas que complicam várias casas em algumas oportunidades. O Secretário Marco Wermann elogiou o trabalho do colega Secretário de Obras Cristiano Nogueira. “Depois de tudo pronto não vamos ver nada porque os canos estarão enterrados, mas quando chover não teremos mais problemas”, afirmou.

O artista-pintor Sérgio Werle fez um trabalho magnífico junto a reformada e atualizada escadaria de acesso ao Rio Taquari, no começo da Rua Coronel Flores, junto a ex-Polar. Fez uma pintura de um prédio que existia ali antigamente, na parede do prédio ali existente atualmente. O local deverá ter mudanças, conforme já foi divulgado aqui na Coluna anteriormente. Em breve mais informações.

Prefeito Rafael Mallmann foi a Brasília, retornou ontem à noite. Dois assuntos importantes foram tratados, um com o Ministro Padilha. O tema foi o aeroporto de Estrela. Outro foi no Ministério da Integração, diz respeito a liberação de verba para pavimentação de estradas do interior do município. Detalhes em breve.

Sábado foi inaugurada a Creche Paulo Freire, no Bairro das Indústrias. Só ouvi elogios e vale a pena conferir de perto, é a melhor creche da Região, sem dúvida. No segundo semestre fica pronta a creche do Bairro Pinheiros e segundo detalhes que o Prefeito Rafael Mallmann me passou, lá o terreno é ainda maior, terá mais pátio e ela ficará melhor distribuída. Com ela, vão sobrar vagas para mais crianças. “Está sendo um trabalho de muito custo, mas vale a pena”, afirmou.

O Secretário de Obras Cristiano Nogueira está dando prioridade para a limpeza da cidade. “Está quase tudo pronto, tanto no centro como nos bairros, agora estamos nas estradas do interior”, afirmou. Ele criou uma força tarefa para patrolamento, limpeza de valetas e colocação de material nas estradas. E foi contratada uma empresa para agilizar os trabalhos. “Além das máquinas da prefeitura, agora temos mais algumas para que tudo fique pronto mais rapidamente”, afirmou. O Secretário também está conferindo de perto o trabalho de pavimentação das ruas em vários bairros de Estrela.

Mais alguns dias e o Carnaval estará nos animando. Sábado, domingo, segunda e terça feira teremos o samba nas ruas em várias cidades do Brasil. Vou torcer novamente para a minha Escola de Samba ganhar: Mocidade Independente de Padre Miguel, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: