AES Sul na Comunidade levará sustentabilidade a Fazenda Vilanova


Educar para a sustentabilidade é o principal objetivo do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul, a iniciativa é gratuita, itinerante e destinada à rede escolar e às comunidades dos municípios da área de atuação da concessionária.

Detalhes para a realização do projeto em Fazenda Vilanova foram acordados na última semana, em reunião entre a AES Sul e a administração municipal. Participaram do encontro a produtora do AES Sul na Comunidade, Cleusa Silveira, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Débora Dornelles da Silva, e a Secretária Municipal de Administração e Fazenda, Neuza Inez Fell. Os alunos da rede de ensino municipal de Fazenda Vilanova vivenciarão a proposta educativa nos dia 25 de novembro, em local a ser confirmado. 

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, o segundo ciclo do projeto, iniciado em maio de 2014, chegará a mais 99 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até dezembro deste ano, o AES Sul na Comunidade envolverá alunos e professores da rede pública de ensino em 420 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana, por meio de atividades lúdicas e interativas, como esquetes teatrais, experimentos científicos, jogos e brincadeiras.

Primeiro ciclo: Em sua primeira etapa, realizada de maio a dezembro de 2012, o AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar percorreu 39 municípios, envolvendo 117.865 pessoas, dentre alunos, professores e a comunidade em geral.

Municípios contemplados 2014/2015: Agudo, Alegrete, Araricá, Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Barra do Quaraí, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Bossoroca, Brochier, Caçapava do Sul, Cacequi, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Candelária, Canoas, Capão do Cipó, Capela de Santana, Cerro Branco, Cruzeiro do Sul, Dilermando de Aguiar, Dois irmãos, Encantado, Estância Velha, Esteio, Estrela, Estrela Velha, Fazenda Vilanova, Formigueiro, Garruchos, General Câmara, Gramado Xavier, Harmonia, Herveiras, Ibirama, Itaara, Itacurubi, Itaqui, Ivoti, Jaguari, Lagoão, Lajeado, Lindolfo Collor, Maçambará, Manoel Viana, Marques de Souza, Mata, Mato Leitão, Montenegro, Morro Reuter, Muçum, Nova Bréscia, Nova Esperança do Sul, Nova Santa Rita, Novo Cabrais, Novo Hamburgo, Paraíso do Sul, Passa Sete, Passo do Sobrado, Paverama, Portão, Quaraí, Rio Pardo, Roca Sales, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Maria do Herval, Santana da Boa Vista, Sant'Ana do Livramento, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São José do Hortêncio, São Leopoldo, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, São Vicente do Sul, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tabaí, Taquari, Triunfo, Tunas, Tupandi, Uruguaiana, Vale do Sol, Venâncio Aires, Vera Cruz e Vila Nova do Sul.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Dentre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por equipamentos mais eficientes, e a instalação de coletores solares; o “Recicle Mais, Pague Menos”, que objetiva a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, sendo a primeira distribuidora do sul do país a implementar este modelo de projeto; e, também, o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve ações nas escolas, utilizando ferramentas lúdicas na abordagem dos conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Sobre a AES Brasil - O Grupo AES Brasil é um dos principais grupos empresariais do país, com forte atuação no setor elétrico - geração, distribuição e comercialização de energia. Responsável pelo atendimento a 7 milhões de clientes, o Grupo conta com cerca de 7,5 mil colaboradores próprios.

Foto: Reunião oficializou a parceria entre a AES Sul e a administração municipal para a realização do projeto educativo

E/D: Cleusa Silveira (Produtora do projeto AES Sul na Comunidade), Débora Dornelles da Silva (Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto) e Neuza Inez Fell (Secretária Municipal de Administração e Fazenda)

Crédito: Divulgação/AES Sul na Comunidade



Michelle Pereira

Assessora de Imprensa - MTB 12.096

Nenhum comentário: