Prefeitura de Estrela-RS - Sedesth Cadeiras de rodas novas fornecem autonomia a idosos de Estrela


Sedesth
Cadeiras de rodas novas fornecem autonomia a idosos de Estrela

Dois septuagenários do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) modificaram suas vidas com novas cadeiras de rodas que receberam do governo do Estado. A mobilização foi feita pela Sedesth e Secretária da Saúde de Estrela

A vida de dois deficientes físicos que frequentam grupo de idosos de Estrela mudou para melhor desde que eles conseguiram cadeiras de rodas novas e adaptadas às suas necessidades especiais. O Brasil luta pela melhor acessibilidade e o município pôde colocar em prática uma ação que reverteu em benefício para Ademir Henrique Homeeding (72) e Gilberto Camilo Weisheimer (70). Ambos integram o Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) e iam raras vezes aos encontros por causa das cadeiras obsoletas e desconfortáveis. A partir da mobilização de duas secretarias: Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e a da Saúde, eles pretendem este ano tornarem-se mais ativos na comunidade na qual estão inseridos. Estão com cadeiras novas.
O desejo de vê-los com mais liberdade de movimento partiu do próprio Gracie. O coordenador do grupo, João Pedro Stacke salienta que a equipe se solidarizou com a situação. “Eles participavam das ações com muita dificuldade em função das cadeiras velhas, usadas e sem conforto. Falamos com as famílias e intermediamos as cadeiras, que foram adquiridas pela Secretaria da Saúde.” Os profissionais de saúde de Estrela repassaram a demanda para a Coordenadoria Regional de Saúde e os equipamentos chegaram via governo estadual no segundo semestre do ano passado. “Os novos equipamentos deram praticidade à vida deles”, comenta Stacke. Para a família de ambos, forneceu agilidade e atenuou o esforço para empurrá-los.

Vida facilitada
A cadeira concedida a Gilberto Camilo Weisheimer (70) deverá dar um “gás” em sua rara vida social. Explica-se: vítima de um AVC há três anos, e tetraplégico há um, ele quase nunca sai de casa. Com o equipamento adequado às suas necessidades, a esposa Deonilda Weisheimer pretende levar o marido com maior frequência às reuniões do Gracie. “Para distraí-lo e para que possa fazer ginástica em cima da cadeira.” Deonilda é uma esposa dedicada. É ela quem o retira da cama e o coloca na cadeira de rodas. Faz o café dele e zela por suas necessidades. Com a cadeira, sua vida também será facilitada. “Antes nós tínhamos apenas uma cadeira alugada. Esta é a primeira realmente dele.”

Alongamento
Ademir Henrique Homeeding (72) era vigilante quando perdeu as duas pernas em um acidente de trabalho. O fato ocorreu há 13 anos e seus membros foram amputados até o joelho. Desde então vive em cadeira de rodas. Aquela que possuía antes estava em más condições de uso, tão dura que o deixava engessado e desconfortável. Com a nova, que conseguiu em agosto de 2014, veio a constatação: “Minha vida mudou muito com o novo equipamento”. A cadeira atual possui encosto, trava de segurança, rodas auxiliares e almofada que torna o sentar mais agradável. “É uma cadeira desmontável, mais fácil e leve para manejar.” Agora, o corpo tem mais liberdade para gestos. “Fiquei tanto tempo com a cadeira velha que não percebia que poderia me mover bem mais, hoje eu faço isso.”
Nas reuniões do Gracie, Homeeding consegue executar o alongamento. O orientador social e educador físico João Batista Martins ressalta o ganho em autonomia. “É preciso que ele faça alongamento, se estique em cima da cadeira para não ficar com membros atrofiados.” Com o equipamento doado, ficou bem mais fácil.

Nenhum comentário: