Mais de 2,2 mil contribuintes passaram pela Prefeitura de Estrela em busca dos carnês do IPTU em nove dias


Mais de 2,2 mil contribuintes passaram pela Prefeitura de Estrela em busca dos carnês do IPTU em nove dias
Tecnologia e setor de arrecadação aberto ao meio-dia facilitam vida de quem precisa retirar carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano

Em nove dias o setor de arrecadação de Estrela entregou 2.225 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. Apesar de o número de pessoas ser evidente, a abertura do setor no horário do meio-dia evita a formação de longas filas, facilitando a vida do contribuinte. É chegar, esperar alguns minutos e ser atendido com cortesia. A tecnologia também está “dando uma mão” para a equipe. Os donos de terrenos e prédios fazem a emissão do documento online, sem precisar ir até a prefeitura. A coordenadora do setor de arrecadação, Denise Wagner explica que não há como saber realmente o número de carnês totais retirados por causa do acesso a internet. “Não temos o montante real de carnês emitidos porque muita gente está requerendo via online. As pessoas também solicitam por correio e e-mail. Para este último enviamos mais de cem.” Segundo ela, a Secretaria da Fazenda arrecadou até agora 4,4% de imposto, o que significa montante de R$ 245 mil.

Sem perder o prazo
O estrelense retira o carnê agora para pagar até 13 de março que é o primeiro prazo para se obter o desconto de até 21%. “Muita gente já reservou o dinheiro do 13° salário e planejou o gasto”, estima Denise. Segundo ela, 70% das pessoas pagam o tributo à vista. 
É o caso do pedreiro José Valdonir dos Santos (65). Nesta quinta-feira, ele foi cedo ao setor de arrecadação para buscar a guia para pagar o tributo da casa. “Quero conseguir o desconto que é bom, melhor do que deixar na poupança.” 
O dono de antiquário Antônio Carlos Berwanger (47) não precisou esperar para ser atendido. Chegou e sentou direto na frente da atendente. Organizado, controla os gastos e tributos. “Fazer o certo é bom para os dois lados.” Segundo Denise, o carnê pode ser pago em qualquer rede bancária, lotéricas ou correio. 
Para o secretário da Fazenda, Darlã Bellini pagar os tributos antecipados são uma vantagem ao contribuinte por causa dos grandes descontos. Para o município, é sinônimo de incremento no município de várias formas. “Com esse dinheiro o governo de Estrela planeja executar ações na saúde, educação e principalmente em obras neste ano, como a pavimentação de ruas. Uma aquisição importante para a comunidade. Dinheiro que reverte em melhorias”

Taxa de lixo
Estrela tem 12 mil contribuintes que devem quitar o IPTU este ano. Destes, oito mil pagam o imposto predial e quatro mil, territorial. Prédios e casas também arcam custas com a taxa de lixo. Os terrenos estão dispensados do tributo. Quem paga o IPTU geralmente quita a taxa de lixo para ter direito a um cesto orgânico e colaborar com a reciclagem. Nestes primeiros dias, a Fazenda arrecadou 6,10% do total deste último tributo, valor superior a 57 mil.

No site
É fácil emitir a guia pelo site, com apenas dois cliques, o documento pode ser impresso. Ao entrar no portal (http://estrela.rs.gov.br/) o contribuinte lerá: “Imprima seu IPTU no portal do cidadão”. A guia do IPTU é a primeira a aparecer na lista. Para a impressão, é preciso o número do cadastro. Quem não souber o seu deve ligar para a prefeitura para o telefone 3981 1006. 

Datas e vantagens
- Pagando o IPTU e Taxa de Funcionamento até dia 13 de março, a dedução pode chegar a 21%
- Até dia 31 de março, o desconto pode chegar a 15%
- 10 de abril, desconto pode chegar a 11%
- A Taxa de Coleta de Lixo vence dia 13 de março. O contribuinte que pagá-la até o vencimento terá direito uma lata para acondicionamento de lixo orgânico. 
- Alvará Sanitário tem seu vencimento marcado para 31 de março.


Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: