Governo de Estrela investe em melhorias no Parque Princesa do Vale



Governo de Estrela investe em melhorias no Parque Princesa do Vale

Espaço municipal qualificado para receber eventos esportivos, o Parque Princesa do Vale, chamado de Parcão, está com visual repaginado: destaque para ciclovia e academia ao ar livre

Pela ciclovia do Parque Princesa do Vale, percorrem três garotos de bicicleta, fazendo manobras com o sol a pino. Pedalam no Parcão porque acreditam que o lugar está mais adequado. “Ficou melhor do que antes, muito melhor”, grita um de cima da bicicleta, sem parar de pedalar.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) trabalha há meses em melhorias no Parcão. De longe, o que se percebe é a mudança de visual da academia ao ar livre, toda refeita, pintada de amarelo. “Fizemos uma reforma total na academia porque os aparelhos estavam em precárias condições e com ferrugem. Desde a prancha de abdominal até o simulador de caminhadas, todos foram consertados. Academia está entre as principais readequações,”, explica o secretário da Smel, Júlio Saldanha.

A pista de caminhada também passou por mudanças. A equipe retirou os cones e colocou sinalizadores “olho de gato” para iluminar na noite. A ciclovia, pintada de vermelho, agora demarca o local onde os ciclistas devem circular.

Com investimento de R$ 30 mil, a Smel fez as readequações principais para manter o parque como zona de referência da população estrelense. “A reforma se tornou primordial porque o parque é o cartão de visitas. É onde as pessoas se concentram para fazer atividade física. Queremos dar a elas todo o potencial de bem estar que o parque possui. O orçamento permitiu fazermos tal investimento.”

O sistema de som do Parcão está sendo trocado. A equipe colocará equipamentos e novas cornetas para aperfeiçoar o áudio. “O rádio serve para quem está fazendo exercício, é útil e um estímulo para a prática.”

A Secretaria também fará a revitalização nas quadras, trocando os postes e remarcando os campos. Lâmpadas e reatores queimados serão substituídos. “O parque é um convite ao exercício. É uma loucura a quantidade de pessoas que se encontram aqui em fim de tarde”, enfatiza o vigilante do local, Jacskon Ohlweiler. Em fins de semana, os estrelenses levam cadeiras e chimarrão e ficam cuidando as crianças brincarem. Ohlweiler estava fazendo a remarcação nos campos, à espera dos atletas que são muitos no Parcão.

Viva Verão

O Parcão está sendo reestruturado para abrigar o Projeto Viva Verão, competição multiesportiva que começa dia 26 e se estende até 7 de fevereiro. São duas semanas de disputas condensadas em várias modalidades esportivas, sempre a partir das 19h: aficionados por futebol de área, futebol sete, vôlei de duplas, futevôlei, rugby vão viver a adrenalina da competição em um parque referência. “É uma forma de incentivar o esporte para as pessoas que ficam na cidade e não vão viajar no período de férias”, salienta Saldanha. Uma oferta esportiva que não só engajam os atletas de plantão, como os familiares. “As finais chegam a concentrar mil pessoas”, indica o secretário.

Texto e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: