Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 11.12.14 - Luiz Carlos Freitag


Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 11.12.14

MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
HOJE NÃO TEM

FRASE: “Eu sempre digo: Terminou o Carnaval, o fim do ano está batendo na nossa porta” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Muito bem, é neste sábado as 9h a inauguração oficial da nova Unidade Básica de Saúde do Bairro das Indústrias. Novo local, mais amplo e com muito mais opções para os moradores. O novo Posto de Saúde fica na Rua Frederico Sulzbach 228 e a abertura será com a Banda Municipal de Estrela. Realmente o Secretário Elmar Schneider merece os cumprimentos que vem recebendo da população pelo seu trabalho, junto com a sua equipe, claro.

Surgiu uma informação: Os ônibus de Estrela, Cruzeiro do Sul, Santa Clara e outros municípios não poderiam mais circular nas ruas de Lajeado. Só poderiam ir até a rodoviária no Bairro Florestal, junto a RS 130. Quem for a Lajeado, teria então de pegar outros ônibus para circular pela cidade. Como então ficariam as pessoas destes municípios que trabalham em Lajeado? E quem quiser ir lá fazer compras? Além de pagar a passagem normal, teriam de pagar mais uma, da rodoviária até o centro. E para voltar também. Ninguém me confirmou isso, mas também ninguém desmentiu...

Outra informação que está circulando: Estaria para acontecer o fim dos Orelhões - telefones populares que sempre foram muito utilizados. Foram. Hoje todo mundo tem seu celular. Fica a pergunta: Alguém ainda usa orelhão? Em Estrela tem um total de 121 e destes, 65 estão em atividade. Quer dizer, podem ser usados, os demais estariam em manutenção.

Entrou em vigor nova Lei Antifumo em todo o País. São novas regras para os fumantes sobre os locais e a publicidade de cigarros. Me lembra a música do Roberto Carlos, da Jovem Guarda: “É proibido fumar”. Agora não se pode mais fumar no corredor de um condomínio, numa empresa nem numa boate. Também estão extintos os “fumódromos” que algumas empresas tinham. Fumar agora só em casa ou ao ar livre.

O Vice Prefeito Valmor Griebeler me informou a vinda a Estrela do Deputado Federal do PCdoB João Derli. Ele é Bi Campeão Olímpico de Judô e é muito boa a relação entre os dois, já que Valmor tem uma academia de artes marciais. O parlamentar estaria procurando aproximação com o governo municipal e isso é vantagem para quem participa neste tipo de atividade.

Com o novo orçamento de Estrela aprovado para 2015, o Secretário da Saúde Elmar Schneider já está elaborando com sua equipe uma licitação para a reforma do já inaugurado e nunca usado Posto de Saúde Central do Bairro Oriental. São R$ 150 mil necessários para deixar o local apto a ser aprovado para o uso. Além disso está sendo aguardada a liberação da verba estadual para mobiliar o local, o que deverá ocorrer ainda este ano.

Dia dois de maio de 2015 acontece o 9º Encontro Internacional da Familia Mallmann, no Centro Comunitário Cristo Rei em Estrela. Segundo um dos organizadores, Aloisio Mallmann o assunto foi bem tratado no final de semana na residência de Waldir Mallmann no Bairro São Bento em Cruzeiro do Sul. Ele é autor de livros e deverá lançar no dia um sobre a Família Mallmann.

NATAL EM ESTRELA I - Esperei um pouco para comentar, mas Estrela nunca teve um Pré Natal com tanta ênfase, tanta programação, tanta beleza, tanta decoração e tantos visitantes - daqui e dos demais municípios. Cada noite, com ou sem atrações, é incrivel o número de pessoas circulando tanto no calçadão, no centro e na Praça Menna Barreto. 

NATAL EM ESTRELA II - O Comércio de Estrela nunca recebeu tantos clientes de ouros municípios e a satisfação dos proprietários é visível. basta olhar no seu semblante. E agora com horário noturno a coisa ficou ainda melhor. Isso sem contar com a participação de muita gente em lancherias, sorveterias - além das lojas.

NATAL EM ESTRELA III - É incrível o número de pessoas tirando fotos ou filmando a ornamentação natalina de Estrela - e aqui tem que ficar um destaque especial para a Primeira Dama, Carine Schwingel e sua equipe de trabalho, além dos colaboradores. Só quem entra no facebook tem noção do tamanho da divulgação de Estrela bem como o número de pessoas que compartilham e curtem tudo o que é publicado.

NATAL EM ESTRELA IV - Sábado teremos novo show em frente a Praça, será a vez da Feitoria as 20h, Banda Vulgar as 21h e Acústicos & Valvulados as 22h. Domingo teremos a partir das 20h várias duplas sertanejas muito conhecidas e apreciadas. 

NATAL EM ESTRELA V- E nem adianta ficar apreensivo com algum provável mau tempo em alguma das apresentações, que vão até o final do mês. Quem esteve no show da Família Lima teve um exemplo do que é a aprovação da programação natalina de Estrela. Milhares de pessoas lotaram o local, com ou sem guarda-chuva, foi uma loucura.

Nenhum comentário: