Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 04.12.14 - Luiz Carlos Freitag


Coluna Pílulas em Preto e Branco - Folha de Estrela de 04.12.14
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
FELIPE (PPS): “Acho que vou ter que marcar uma consulta com São Pedro lá em cima”. 
FELIPE (PPS): “Eu queria morar em Lajeado, tem três vezes mais orçamento que Estrela”. 
LUIZ (PMDB): “Então teria que renunciar ao cargo de vereador”.
FELIPE (PPS): “Se o senhor (Luiz) quiser ser meu cabo eleitoral, será muito bem aceito”.

FRASE: “O melhor mesmo é morar em Lajeado, para ver o espetáculo natalino de Estrela” (Filósofo no Salão do Hermes e Leonardo).

NOVIDADE I - A Multifeira de 2015 será do dia 10 a 13 de novembro. Conversei a respeito com o Prefeito Rafael Mallmann e com o Presidente da CACIS Werno Arend. A Multifeira de 2015 será muito grande, com múltiplas atividades. O projeto está sendo finalizado, vai envolver toda a comunidade. Por enquanto não posso informar o local em que ela vai acontecer - vai ser tudo informado oficialmente numa entrevista coletiva ainda no mês de dezembro.

NOVIDADE II - Mas posso antecipar que teremos: Exposição como sempre - da indústria e comércio; exposição agro-industrial; exposição de animais; local de show; parque de diversões. Além de muitas outras atrações que estão sendo arquitetadas. Em breve tudo será divulgado pelo Prefeito e pelo Presidente da CACIS. 

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela realizou semana passada sua Assembléia Geral Anual. Segundo o presidente, Rogério Heemann o principal assunto foi o orçamento para o próximo ano, que foi aprovado. O valor é de R$ 4.489.908,00.

O Secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein me informou que a Usina de Reciclagem de Lixo de Estrela está iniciando o cálculo orçamentário para a licitação de uma nova célula de dejetos. Atualmente, existe uma que está completa, cujo uso está chegando ao limite. A nova, que será para 10 anos de uso, terá sete metros de fundura, 26m de largura e 50m de comprimento.

Hilário também está concluindo com sua equipe o Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas de Preservação Permanente em Perímetro Urbano. O trabalho está em fase final, de acordo com as normas da Lei Federal que assim o exige. Está trabalhando nisso uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, da Secretaria do Planejamento e mais uma equipe fora da Prefeitura. “Tudo fecha até o final do ano e será transformada em Lei, logo depois da realização de uma audiência pública para debater o assunto”.

A Campanha Nacional da Vacinação contra a Poliomelite e Sarampo, foi prorrogada até o próximo dia 12. É que a meta não foi atingida em nivel nacional. Era para serem vacinadas 95% das crianças, mas só foram atingidas 74,8% contra a pólio e 66,9% contra o sarampo. Em Estrela foi diferente: Contra a poliomelite foram 95,2% - 1.535 crianças e contra o sarampo 95.5% - 1.354 crianças.

Hoje as 16h será assinada a Ordem de Serviço para a pavimentação da Rua Princesa |Isabel, entre as ruas Olinda Mallmann e Tomás Pereira Neto, na Chácara da Prefeitura. É junto a sede da Associação dos Moradores e a cancha de esportes. Serão aplicados R$ 245.000,00 conseguidos pelo PTB de Estrela junto ao Deputado Federal Luiz Carlos Busato. 

Estrela recebeu o Prêmio do Tribunal de Contas do Estado, colocando a Melhor Prefeitura do Estado com boas práticas de transparência na internet. O Prefeito Rafael Mallmann ficou muito satisfeito, vai receber o prêmio segunda feira as 15h e 30min na sede do TCE Em Porto Alegre.

Surgiram rumores de que o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Estrela, Cliver Fiegenbaum, estaria pronto para assumir um cargo no Governo Estadual, a partir do mês de janeiro. Rafael mallmann confirmou a informação, mas deixou claro: Ele vai continuar trabalhando em Estrela. Cliver me disse a mesma coisa, vai ficar aqui.

Outra informação: O Vice Prefeito de Estrela, Valmor Griebeler (PT) estaria entrando no PCdoB tendo em vista a intenção da Deputada Estadual Manuela D’Ávila querer concorrer a prefeita de Porto Alegre. Valmor foi claro: Não recebeu nenhum convite oficialmente. E sobre a reunião que seria realizada sábado em Lajeado com a presença de mais de 50 pessoas, grande parte de Porto Alegre, Valmor também disse não ter conhecimento de nada disso. O Secretário da SMEL, Júlio Saldanha, também iria entrar no PCdoB, deixou claro. “Não estou sabendo nada disso”.

Um comentário:

Auri Rommel disse...

MAGNÍFICO, caríssimo Freitag!