Trânsito de Estrela-RS abre vagas rotativas gratuitas na Borges de Medeiros


Trânsito de Estrela abre vagas rotativas gratuitas na Borges de Medeiros

Com a criação de nove vagas de 30 minutos perto do Calçadão de Estrela, motoristas terão mais facilidade para encontrar estacionamento

Os motoristas que circundavam o Calçadão de Estrela para arrumar um espaço para o veículo agora terão mais facilidade para estacionar e fazer serviços bancários ou comprar nas lojas. O Departamento de Trânsito criou nove vagas rotativas gratuitas na Rua Borges de Medeiros. As vagas são ofertadas por meia hora. “É um tempo satisfatório para quem precisa fazer pequenos serviços”, afirma o coordenador do trânsito, Cláudio Luis Lauer. Segundo ele, as vagas foram criadas em um ponto nevrálgico da cidade, em que se concentram veículos e onde estão bancos, lojas e o Calçadão. O estacionamento foi feito defronte a Secretaria Municipal de Saúde. A medida visa beneficiar os lojistas e também os consumidores. “Existia uma grande falta de espaço local. Os motoristas precisavam dar voltas nas quadras até localizar um lugar e se sujeitavam a não encontrar.”

As vagas agilizam o fluxo de veículos e aperfeiçoam a logística do trânsito dentro do município. A equipe da prefeitura fez a pintura informando o período de tempo. Os lojistas aprovam as alterações. “As pessoas reclamavam da falta de estacionamento. Para os clientes ficou muito bom porque gera rotatividade”, expõe Ana Cristina Diedrich, proprietária de uma loja de bolsas e sapatos. Ela destaca que é preciso que os donos de veículos respeitem a mudança não deixando o carro em tempo integral nas vagas.

Espaços

No segundo semestre de 2014, o Departamento de Trânsito criou 19 vagas rotativas gratuitas na área central de Estrela. Dez de 15 minutos foram criadas em setembro, ampliando o rotativo próximo a Praça Menna Barreto. Segundo Lauer, as nove vagas de meia hora, abertas nos últimos dias, tem como objetivo permitir um período de tempo maior para que o cidadão possa ir ao banco e executar tarefas cotidianas no Centro.

Sinaleiras ajustadas

O Departamento de Trânsito reduziu em 20 segundos o tempo do semáforo principal na Avenida Rio Branco. A equipe também aproveitou para sincronizar as sinaleiras. O ajuste, feito no dia 16 de novembro, ainda está em fase de observação e foi realizado para melhorar o fluxo no local. “O tempo do semáforo estava muito longo: de 70 segundos passamos para 50 segundos para reduzir a fila e o trânsito poder correr melhor”, explica Lauer. A ideia do Departamento é instalar botões para que o próprio pedestre possa solicitar sua travessia. “Antes de instalá-los queremos averiguar a real necessidade da implantação dos botões e constatar se os novos tempos estão satisfatórios. Então, o ajuste fica de forma definitiva.”

Matéria e foto: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: