Secretaria da Saúde de Estrela Estrela vacina 492 contra poliomelite no primeiro dia de campanha


Estrela vacina 492 contra poliomelite no primeiro dia de campanha

Movimento intenso no primeiro dia da campanha de vacinação em Estrela no sábado. Pais levaram crianças para imunizar contra a paralisia e o sarampo

No meio da manhã de sábado, Tailon Cassal (3) saiu da sala de vacinação do Posto Central de Estrela sem um único traço de choro. Enquanto a maioria das crianças temia a aplicação da injeção contra o sarampo, o menino, destemido, tomou tranquilamente gotinhas contra a paralisia e a imunização contra o sarampo. A mãe, Luciane dos Santos, saiu satisfeita por seu filho não sentir dor. “Tenho as vacinas dele todas em dia.”

Assim como Tailon, dezenas de crianças levadas por pais e mães foram até a Unidade Sanitária para serem imunizadas. Às 11h foi a vez de o prefeito Rafael Mallman chegar com a filha Isadora, de sete meses, que tomou as vacinas apropriadas da idade e abriu a boca para as gotinhas. “Não basta ser pai, tem de participar”, brincou o prefeito enquanto acalmava o bebê. Conforme a enfermeira da Vigilância em Saúde, Carmen Liane Soares Hentschke, no primeiro dia da campanha foram vacinadas 492 crianças contra a poliomelite e 478 contra o sarampo. O movimento, intenso pela manhã, começou ainda antes das 8h e prosseguiu até meio-dia. “É isso que a gente esperava, que as pessoas atendessem ao chamado e viessem ainda no primeiro dia.”

Além das vacinas, a Secretaria da Saúde mobilizou os funcionários para aproveitar o momento e distribuir panfletos explicativos para conversar com os pais para que tomem medidas contra o mosquito da dengue. No saguão do Postão, o boneco do mosquito brincava com as crianças. “Ele está aqui interagindo com os pequenos, mas não queremos que ele esteja em nossas casas”, comentou Carmen.

Campanha prossegue

Quem não conseguiu ir ao posto o no sábado, tem a oportunidade de fazê-lo em outros dias da semana. A campanha prossegue até dia 28. A meta é vacinar 1.611 crianças contra a paralisia infantil e 1.418 para o sarampo. A vacina desta última é injetável, deve ser dada a partir de um até cinco anos. 

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: