Saúde - Prefeitura de Estrela inaugura dia 13 de dezembro posto de saúde no Bairro das Indústrias


Saúde

Governo de Estrela inaugura dia 13 de dezembro posto de saúde no Bairro das Indústrias

Novo posto de saúde do Bairro das Indústrias deverá ser transformado em Estratégia de Saúde da Família no futuro. Abrirá com cinco salas, dois consultórios e um gabinete odontológico

A população do segundo maior bairro de Estrela – Indústrias- vai receber um presente de Natal: o governo inaugura no dia 13 de dezembro o novo posto de saúde em um prédio maior e adequado para fornecer assistência médica. A cerimônia, que ocorre às 9h do sábado com apresentação da Banda de Estrela, levará autoridades e convidados para prestigiar a abertura. O posto do bairro funciona hoje em uma casa alugada em condições inconsistentes para dar o aconchego necessário às pessoas que buscam por atendimento. O novo local, que fica na rua principal do bairro, terá um gabinete odontológico, dois consultórios e cinco salas. O prédio é alugado, o proprietário adequou instalações para que a equipe de Saúde pudesse acomodar a população. “Estamos transferindo o posto de uma casa para um prédio para que no futuro possamos transformar o Bairro das Indústrias em uma Estratégia de Saúde da Família”, informa o secretário da Saúde, Elmar Schneider. A Secretaria Estadual e o Ministério da Saúde aprovaram o projeto da ESF. “Temos a equipe completa, com médico 40 horas. Resta programar a inclusão de agentes de saúde”, acrescenta Schneider. 

Estrela aposta na saúde preventiva porque retoma política pública que prioriza a precaução e o atendimento humanizado. O prefeito Rafael Mallmann expõe que a saúde é prioridade. Prova disso é a reestruturação das unidades sanitárias. O posto do Bairro Auxliadora foi reformado há pouco tempo, no Bairro Boa União, uma a nova Unidade Básica de Saúde terá mais de 500 metros quadrado. “Com esse novo posto no Bairro das Indústrias esperamos corresponder às expectativas da população. A cidade merece melhor acolhimento na saúde”, acrescenta Mallmann.

Novo gabinete odontológico

Com a transferência da unidade sanitária para um prédio maior que atende as exigências do Ministério da Saúde, a comunidade passará a ter um atendimento qualificado. Em média, são realizadas mil consultas a cada mês. O posto abrirá com um gabinete odontológico novo, o que contribuirá para aperfeiçoar a assistência no segmento da saúde bucal. Os investimentos com móveis para o gabinete, instalação elétrica, climatização e telefonia são da ordem de R$ 20 mil. 

Mudança

O posto atual encerra as atividades nesta sexta-feira (28). No período de 1º a 12 de dezembro, o atendimento clínico e de enfermagem será transferido para o Posto Central em função da mudança de endereço. O posto inaugura dia 13 (sábado) e abre no dia 15 (segunda-feira) no prédio novo, na Rua Frederico Alberto Sulzbach, 228, a partir das 7h30min.

Matéria: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: