Coluna Pílulas em Preto e Branco - Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela-RS

Luiz Carlos Freitag
Coluna Pílulas em Preto e Branco
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
LORENA (PR): “Fios de telefone no interior foram amarrados em árvores e cresceram prá dentro dos troncos”. 

FRASE: “O próximo Bairro a ter as ruas calçadas limpas e as demais recuperadas, será o Pinheiros” (Cristiano Nogueira, Secretário de Obras).

Radialistas do tempo em que Waldir Sudbrack era o gerente da extinta Rádio Alto Taquari, realizaram sua terceira reunião sábado ao meio dia no Estrela Palace Hotel. Foi muito bom recordar os velhos e bons tempos, o próximo já foi confirmado para ano que vem. Quem organiza os encontros somos eu e o José Carlos Martins, o Môzo. Já temos local para a próxima, mas os contatos são realizados um mês antes da data ainda a ser marcada.

Logo depois desta reunião, Sérgio Zambiasi acompanhou o hoje Secretário da Saúde Elmar Schneider, também ex-radialista da época até o Posto de Saúde Central, na Rua Coronel Brito. Eu fui junto, claro. Ele elogiou muito o trabalho na campanha de vacinação contra a paralisia infantil e sarampo, que vai até sábado.

O Prefeito Rafael Mallmann também aproveitou para ir ao local e dar um abraço ao Sérgio Zambiasi, que hoje é gerente da Rádio Farroupilha e segundo me comentou, só deverá voltar efetivamente à política no ano de 2018.

Moradores da Rua Oscar Leopoldo Kasper, do Bairro Pinheiros fizeram uma manifestação pedindo pavimentação. Os Secretários Marco Wermann, José Alves e Cristiano Nogueira foram ao local junto com um dos responsáveis pela Compasul, que informou: Como a rua é a terceira a ser pavimentada dentro do PAC 2 com 23 ruas, ela vai ter suas obras iniciadas no mês de dezembro.

Falando em Secretário de Obras Cristiano Nogueira: Ele informou a conclusão da repavimentação da principal rua do Bairro das Indústrias, a Rua Fredrico Sulsbach e mais um quilômetro da Rua Henrique Wendt entre o Bairro das Indústrias até Moinhos. Agora está sendo feito o mesmo trabalho na Rua dos Marinheiros, até o centro. “Vai ser um Anel Viário, assim poderemos desafogar a Avenida Rio Branco”, disse Cristiano.

Novidade: A famosa “Piscina do Centro de Estrela”, obra paralisada há anos, finalmente terá andamento. Recebi informação de que um grupo de Estrela, que já fez dois ou três edifícios aqui, assumiu o local e vai construir o prédio ali programado. A construção devem iniciar no máximo até o mês de março, quando a atual obra que está em andamento, estiver concluída.

O Vereador Marcelo Braun (PSDB) fica no cargo de Presidente da Câmara até o final do ano. Daí vai assumir o novo Presidente, que deverá ser o Vereador Ernani de Castro (PMDB). O Secretário deverá ser Adriano Scheren (PSB), mas o cargo de Vice-Presidente ainda não está definido, o que deverá ocorrer em seguida.

O Posto de Saúde Central, da Rua Coronel Brito já tem definido o atendimento para dois dias durante os feriadões de Natal e Fim de Ano. Dia 26 de dezembro e dois de janeiro, atenderá das seis até as 20h. Natal e Ano Novo o atendimento será no Pronto Socorro, informou o Secretário Elmar Schneider.

Estão chamando cada vez mais atenção as faixas de pedestres, nas ruas de Estrela. Cada vez mais motoristas estão respeitando os pedestres, tanto no Centro como nos demais locais. Mas sem dúvida onde o respeito é maior, é em frente a Rodoviária. Meus cumprimentos a todos. Ah, e também parabéns aos pedestres que agradecem aos motoristas.

Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari realizaram sua última reunião do ano. Desta vez foi na sede campestre do atual vice-prefeito de Encantado, o humorista José Calvi. Que local sensacional! Lá tem muitas residências muito lindas, para as pessoas passarem os fins de semana ou realizarem festas. A próxima reunião será dia 14 de março, em Estrela. E José Calvi vai ter que estar presente, porque vocês nem imaginam o que ele conta de piadas e histórias.

Vereador Paulo Birck (PTB) falou do problema que muitas pessoas estão enfrentando com os mosquitos chamados de “borrachudos”. É que estes mosquitos, segundo o vereador, podem alcançar até 40 quilômetros do local onde nascem. “Estrela está fazendo um bom trabalho de combate, o que não ocorre em outros municípios que fazem divisa com Estrela. Daí vem o problema que estamos enfrentando”, disse o Vereador.

A UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, realiza dia 11 de dezembro, as 20h, a última assembléia mensal do ano. Vai ser na sede da Associação de Moradores do Bairro das Indústrias. E além do Amigo Secreto, teremos a eleição da nova diretoria. Uma chapa já está inscrita e ao que tudo indica novamente teremos só esta.

A Prefeitura de Estrela e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes - COMDICA realizam hoje as 14h uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para analisar o Plano Decenal de 2015 a 2024. Informação da presidente Mônica Israel Machado. É muito importante este encontro.

Nenhum comentário: