Estudantes de Bom Retiro do Sul desvendam os territórios educativos do projeto AES Sul na Comunidade





Estudantes de Bom Retiro do Sul desvendam os territórios educativos do projeto AES Sul na Comunidade

Os alunos das escolas públicas do município interagiram nos experimentos científicos e assistiram às esquetes teatrais do projeto educativo ambiental da AES Sul, no CTG Querência da Amizade. A iniciativa propõe levar o mundo para a escola e inserir a escola no mundo

A construção de um mundo que considera os limites dos ecossistemas e a capacidade de suporte de um planeta onde os recursos são finitos, passa pela educação, que está altamente atrelada às atitudes sociais. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável tende a gerar cidadãos preocupados com as demandas ambientais e com suas devidas soluções. Para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e como ela interfere na formação dos alunos, desde o ensino infantil.

O projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar chegou a Bom Retiro do Sul na última semana, a fim de provocar nos estudantes um novo olhar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental. Desta forma, a iniciativa leva a estudantes e professores das comunidades gaúchas da área de concessão da empresa uma proposta educativa para a sustentabilidade, com ações lúdicas interativas focadas nos temas energia, água, resíduos e mobilidade urbana, em especial no uso adequado e seguro da energia elétrica.

No CTG Querência da Amizade, cerca de 400 estudantes de 12 escolas públicas estaduais e municipais de Bom Retiro do Sul vivenciaram as ações da proposta educativa, durante a manhã e a tarde. Mediados pela brincadeira educativa do AES Sul na Comunidade, aprenderam sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no Projeto, mestres e estudantes levaram para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre as “coisas” do mundo. Além dos alunos, também interagiram pelos territórios do projeto 44 docentes responsáveis pelas turmas. Também prestigiou as ações do AES Sul na Comunidade o Prefeito de Bom Retiro do Sul, Pedro Aelton Wermann e o Secretário de Educação e Cultura, Enio Wagner Peres.

O segundo ciclo da proposta educativa teve seu lançamento no mês de maio, iniciando as ações pelos municípios gaúchos. Em julho chegou a Santa Cruz do Sul para realizar o Seminário Regional de Educação a professores de Bom Retiro do Sul e de mais 18 municípios da região. Os educadores destas cidades vivenciaram as ações relacionadas aos eixos temáticos energia, segurança, água, resíduos e mobilidade urbana e participaram de oficinas multidisciplinares, para, nas semanas e meses seguintes, em datas programadas, levarem os seus alunos para também vivenciarem e absorverem os ensinamentos da proposta educativa.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhado à sua Plataforma de Sustentabilidade, o projeto é inteiramente gratuito e destinado à rede escolar dos municípios e às comunidades atendidas pela empresa. Neste segundo ciclo irá percorrer 70 municípios gaúchos, realizando 332 ações. A primeira etapa do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar foi construída por mais de 117 mil pessoas que participaram das ações realizadas em 39 cidades no ano de 2012.

Conheça o segundo ciclo do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar

O conjunto de atividades que ocorrem nos ginásios escolares e/ou municipais se caracteriza por um espaço denominado “Ambiente”. Nele estão inseridas todas as estruturas físicas do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar e é neste espaço que são recebidos os alunos e os professores. Todas as interações requerem a participação ativa dos educadores em conjunto com seus alunos, que, neste momento, têm o compromisso de participarem das atividades propostas e se divertirem.

Nos espaços denominados “Territórios”, experimentos científicos amplamente dinâmicos e interativos trazem para aquele ambiente demonstrações práticas de como os recursos naturais são utilizados, conservados e desperdiçados. É durante o circuito pelos Territórios que os mediadores do Projeto entregam nas mãos e na consciência de cada participante, escolhas e seus resultados, que irão interferir diretamente no meio ambiente.

Desta forma, professores e alunos, mediados pela brincadeira educativa, aprendem sobre o consumo diário de energia em uma casa; a segurança e os processos de geração de energia; a coleta e o destino correto do lixo; o tempo de decomposição dos produtos; a quantidade necessária de água para produção de objetos; as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, entre outros assuntos.

Simultaneamente, no espaço central chamado “Fantabulástico” ocorrem esquetes teatrais que ilustram o nascimento de uma consciência que aos poucos vai se tornando qualificada - sustentável. A história de uma menina - Gaia - que antes mesmo de nascer já é curiosa para saber das coisas do mundo, se intercala com as atividades dos Territórios. Por último, na “Usina de Ideias”, as sucatas ganham uma nova vida nas mãos dos estudantes.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética, de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. Dentre eles, o projeto que atendeu as comunidades de baixo poder aquisitivo, denominado “Transformação de Consumidores em Clientes”, com a substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por equipamentos mais eficientes, e a instalação de coletores solares; o “Recicle Mais, Pague Menos”, que objetiva a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, sendo a primeira distribuidora do sul do país a implementar este modelo de projeto; e, também, o AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, que envolve ações nas escolas, utilizando ferramentas lúdicas na abordagem dos conceitos de sustentabilidade.

Sobre a AES Sul - Distribui energia elétrica para 118 municípios das regiões Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Fotos Divulgação AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar

Nenhum comentário: