Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 09.10.14


Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 09.10.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

LUIZ (PMDB):

"Tá na hora de ir no gogó dos caras, na nuca dos quem se elegeram".

FELIPE (PPS):

"Eu não costumo abraçar muita gente, mas tudo bem".

PAULÃO (PPS):

"Fala senador (Se referindo a um colega vereador".

ELIO (PTB):

"Estão botando até telhado nas casas".


FRASE: "Quem faz bastante aniversários, vive mais"

(Filósofo idoso no seu dia de festa).

Elio Kunzler (PTB) falou das dificuldades da obra na escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a ex-Polar: É que a chuva molha muito as pedras de areia, daí tem que esperar de dois a três dias para rebocar. Conversei com o mestre de obras e ele comentou que as obras reiniciaram depois de sanado parte do problema com o roubo dos 300 metros de cabos elétricos, cada um com 10 milímetros. Fim da picada como pode ter gente assim. Acho que agora vai ficar mais difícil o roubo porque os cabos, na verdade estão sendo concretados. "Os dias chuvosos também atrapalharam mas agora os trabalhos estão andando". E como grande parte do material já está no local a coisa está andando.

O presidente da CERTEL Erineo Henemann informou que foi assinado o contrato com a Prefeitura de Estrela e agora serão implantadas 204 novas linhas de telefone para atender a sede da prefeitura, secretarias, departamentos e escolas, postos de saúde e centros de assistência social. Tudo custará menos 45% do gasto atualmente. O próximo passo será a telefonia rural. Segundo Erineu a Certelnet atualmente é a maior operadora do Estado, pois tem mais de 12 mil assinantes em 29 municípios. Ah, eu também tenho a Certelenet em casa e nunca precisei fazer nenhuma reclamação.

O inverno acabou e a cada dia que passa a gente vê mais pessoas correndo ou caminhando para exercitar o corpo. Inclusive no acostamento da BR 386 e outras rodovias asfaltadas nas redondezas. Mas isso é um perigo, com o aumento contínuo de veículos a possibilidade de acidentes é cada vez maior. O melhor mesmo é ir até o Parque Princesa do Vale, local ideal para caminhadas.

Voltou a ser assunto a construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. O tema está novamente em debate e o DNIT estaria aguardando a análise da viabilidade técnica ambiental. É que o movimento na BR 386 está muito grande e isso tudo será debatido novamente no próximo dia 17, na reunião da AMVAT - Associação dos Municípios do Vale do Taquari, que será realizada em Estrela. Vale a pena lembrar que já existe um projeto para esta ponte, ela seria construída no prolongamento da Trans Santa Rita. Este sem dúvida seria o local ideal mas os lajeadenses parece que querem a ponte com a acesso ao centro de sua cidade. Mas isso está fora de cogitação porque não é possível fazer uma ponte na área portuária de Estrela.

A duplicação da BR 386, entre Estrela e Tabaí continua com o problema dos dois quilômetros entre Estrela e Bom Retiro do Sul, devido a aldeia indígena. Em três meses deve ficar pronta a canalização e drenagem daquele trecho, mas a Funai não liberou ainda o avanço da obra. A duplicação dos 31,8km deverá ser entregue em 31 de maio de 2015, menos os dois quilômetros em questão. O prazo final para a entrega da nova aldeia dos índios é dezembro de 2015...

Muito bem, terminou o primeiro turno das eleições de 2014. Ouvi a opinião de muita gente e todas foram iguais: O ideal seriam eleições de quatro em quatro anos, para serem eleitos todos, desde Presidente até Vereador. Eleições de dois em dois anos atravancam o progresso.

Gérson da Silva (PT), Vice, assumiu a Presidência da Câmara segunda-feira, porque o titular Marcelo Braun (PSDB) está com um problema de saúde. Ele convidou o Secretário da Saúde Elmar Schneider para fazer o Relatório de Gestão do segundo quadrimestre do ano. Chamou a atenção, que estão sendo aplicados até agora 22,41% do orçamento na saúde, quando a obrigação é de 15%. Paulão Scheeren (PPS) comentou: "E o povo ainda reclama". Mas o preocupante é que de janeiro a abril foram atendidas 21.422 pessoas na Farmácia Básica e de maio a agosto, 23.950. A média de gasto mensal é de R$ 65.000,00.

Gérson da Silva (PT), muito satisfeito, anunciou na Tribuna que já está empenhada uma verba de R$ 500 mil, que serão utilizados para a pavimentação do trecho da rua João Lino Braun, do Bairro São José até São José. É um sonho de muitos anos, parece que em pouco tempo vai se tornar realidade. As obras iniciam em breve, segundo o edil.

Andreas Hamester (PP) comentou algo que realmente merece apoio: Disse que é favorável ao fim de utilização de espaços públicos junto a ruas e avenidas para colocar cavaletes de propagandas políticas. E também afirmou ser contra a divulgação de pesquisas. "Acho que deveriam acontecer mais debates entre candidatos", afirmou.

Paulão Scheeren (PPS) lamentou que ainda não tenha havido solução para a "piscina" existente no centro da cidade, lugar onde já deveria existir um prédio. "O verão está chegando e o local novamente será a fonte de criação de mosquitos". Disse que o caso está na Justiça há muito tempo, mas que não se acha uma solução.

Vanderlei Eidelwein (PR) disse que foi divulgada a lista das 200 melhores Universidades do Mundo - "Existem em 195 países". Lamentou porém que nesta lista, nenhuma Universidade do Brasil aparece. "Isso é preocupante", afirmou.

Paulo Birck (PTB) elogiou a realização, amanhã dia 10 a 4ª Edição da Noite Cultural das Comunidades de Glória, São Jacó e Porongos. Desta vez é no Centro Comunitário de Glória iniciando as 20h. Teremos apresentações de corais, grupos de danças, terno de reis, gaita, gaita de boca, violão e violino. E encerra com a peça teatral Herta Quer Casar com o Grupo Curto Arte de Dois Irmãos. O ingresso é 1kg de alimento não perecível.

Nenhum comentário: