Prefeitura de Estrela recupera acessos coletivos e estradas gerais no interior


Estrela recupera acessos coletivos e estradas gerais no interior

As obras no segundo semestre do ano se fortaleceram em agosto com a restauração de vias no caminho turístico da Roteiro Delícias da Colônia, no interior de Estrela, em São José. Segundo o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa foram feitas operações de patrolamento, ensaibramento e britagem em 13 quilômetros de estradas gerais. Máquinas permaneceram nestes locais durante o mês inteiro fazendo os melhoramentos que além de fornecer trânsito fluído para ônibus, também beneficia produtores, empreendedores locais e os escolares, já que muitas vezes eles precisavam transitar perto da lama. 
As obras beneficiaram quatro comunidades: São José, Costão, Beija Flor e Chá da Índia. Além dos reparos nas estradas gerais, máquinas e homens atuaram na abertura e melhoramento de acessos coletivos, aqueles que são utilizados por mais de um morador. A recuperação abrangeu cerca de 40 quilômetros, contando as estradas gerais e os acessos coletivos. Nas quatro comunidades, as melhorias resultaram em benefícios para mais de 300 propriedades. “Fizemos um trabalho meticuloso que resulta em favorecimento e bem estar para a população destes locais”, informa Nogueira 

Satisfação no Recanto do Avestruz

Em média, por dia, o caminhão de obras rodou 230 quilômetros para executar as operações de tapa buracos e restauração nas estradas e acessos comunitários. Os reparos que iniciaram em agosto foram finalizados em setembro. As melhorias deixaram satisfeitas as pessoas locais, sobretudo porque alguns reparos eram esperados há anos.
A recuperação abrangeu o acesso ao Recanto do Avestruz, o primeiro ponto turístico do Roteiro Delícias da Colônia. Turistas e ônibus param ali para conhecer a criação de avestruz e a famosa propriedade. A equipe de obras ampliou a estrada, fez acesso e canalização. Agora é possível manobrar com facilidade. O gerente do Recanto, Ênio Adroaldo Ely, comenta a importância das melhorias que se ampliou para a comunidade inteira. “Era uma rua estreita, a equipe alargou a via e ampliou o local para estacionamento de carros. Assim é possível que os veículos façam o retorno. Antes não havia espaço para manobras. Ficou muito bom.” O coordenador e guia da rota, Antônio Veloso, observa: “Sem dúvida, contribuirá para melhorar o turismo.”. 
A pouca distância do Recanto, à margem da ERS 129, quem revelava satisfação era Marlise de Souza. O acesso comunitário que interliga à sua casa foi reparado. “A equipe fez o patrolamento e colocou saibro. Assim, diminuiu o barro.” Dona Marlise informa que há 26 anos não passava uma máquina pelo local. O acesso feito melhorou o tráfego. “Antes carro rebaixando não passava.”


Obras em Novo Paraíso
Em Novo Paraíso - trecho do interior que liga Estrela a Teutônia - a secretaria de Obras recuperou há uma semana, dois quilômetros de estradas, colocando 40 toneladas de asfalto para cobrir buracos e melhorar a trafegabilidade do trajeto entre a comunidade católica até a evangélica. É uma via com alto fluxo de veículos e a secretaria investiu R$ 10 mil somente com o revestimento asfáltico. “Na operação, foram cobertos grandes buracos que prejudicavam o trânsito”, explica Nogueira. Esta é a segunda etapa de reparos em Novo Paraíso, na primeira, no primeiro semestre, também foram recuperados dois quilômetros de estrada.

Esgotos e calçadas
Nesta semana, uma frente de trabalho da Secretaria de Obras Públicas trabalha no Bairro das Indústrias, fazendo a recuperação de esgotos. “Estamos desobstruindo redes, trabalho que vai beneficiar pelo menos cinco moradores”, atesta Nogueira. 
No Centro, na rua Chá Chá Pereira, homens da equipe instalaram novas tubulações e canos para escoar a água da chuva. “Resolvemos um problema antigo, a água acumulava e invadia casas.” Também foi feito reparos na rede pluvial e cloacal em frente a Sociedade Rio Branco. 
Em parceria com o Colégio Santo Antônio e Faculdade La Salle, a Secretaria de Obras também auxilia na revitalização das calçadas das instituições. A Faculdade adquiriu o material e a pasta colocou a disposição cinco homens para executar 160 metros de calçadas que terão piso tátil para melhorar a acessibilidade. “Retiramos a antiga calçada, colocamos meio-fio e faremos o piso para deficientes visuais”, diz Nogueira. 

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: