Prefeitura de Estrela entrega projeto de comunicação integrada por rádio para Estado


Estrela entrega projeto de comunicação integrada por rádio para Estado

O município de Estrela está à frente de uma iniciativa que visa qualificar a comunicação das defesas civis de 12 municípios do Vale do Taquari. Na última semana, um projeto foi entregue ao coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano. A intenção é sensibilizar o Estado para a aquisição de rádio comunicadores. O investimento pode chegar aos R$ 500 mil.

Após uma série de debates e seminários internos, a Defesa Civil do Vale do Taquari verificou que uma das maiores deficiências regionais durante os atendimentos a população atingida por desastres é o estabelecimento de linhas de comunicação eficientes e seguras. “Quando há um desastre, uma cheia, um vendaval, a primeira estrutura a ser atingida é a da comunicação convencional, como a telefonia ou a internet”, lembra o coordenador da Defesa Civil de Estrela, Jorge Both.

O projeto entregue pretende prover as equipes de defesa civil com equipamentos de telecomunicação capazes de interligar os municípios integrantes com a central da DC regional. Para o coordenador regional, coronel Vinícius Galvani Renner, é preciso investir em tecnologia em favor da comunidade. Os recursos devem vir tanto do Estado quanto da União, através do Ministério da Integração Nacional. “Os radiocomunicadores são equipamentos confiáveis, que não dependem da energia elétrica e são amplamente utilizados pelas forças de segurança já estabelecidas como a BM e Corpo de Bombeiros”, observa.

Além dos rádios, estações repetidoras e outras estruturas, o projeto também prevê a instalação de uma Sala de Situação no município de Estrela. A sala será uma espécie de comando, de onde as informações sobre clima, chuvas e cheias irão partir e auxiliar os municípios a montar suas estratégias de prevenção.

Matéria: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário: