Pesquisa revela que 73,4% dos entrevistados aprovam governo de Estrela-RS

Prefeito Carlos Rafael Mallmann

Limpeza Urbana em Estrela é destaque


Pesquisa revela que 73,4% dos entrevistados aprovam governo de Estrela

De onze variáveis, sete obtiveram índice de satisfação acima de 70%. Limpeza, educação e cultura obtiveram aprovação superior a 80%

Uma pesquisa feita por universitários da Faculdade La Salle, em Estrela, revela o alto desempenho da Administração Municipal: 73,4% dos entrevistados aprovam o governo de Rafael Mallmann, fornecendo o conceito de “ótimo”, “bom” ou “regular”. O levantamento foi realizado por alunos dos cursos de Administração, Agronegócio e Gestão Ambiental que aplicaram 380 questionários e analisaram 11 variáveis que leva em conta desde a limpeza da cidade até o apoio a agricultores e empresários. Dos indicadores propostos, sete deles obtiveram notas acima de 70%.

No quesito “Limpeza e conservação de espaços públicos”, a aprovação foi de 87,9%, item que desponta no ranking. Com 83,5% de aprovação, a Educação também se destaca na pesquisa acadêmica e logo abaixo dela, a Cultura ganha evidência com 81,6%. O desempenho acima de 80% nas três variáveis, traduz o zelo com que a Administração lida com questões fundamentais e de bem estar para a cidade.

Em quarto lugar, os pesquisados aprovaram os serviços de Assistência Social, com 77,1%. A Saúde ficou em quinto lugar com 76,6% de satisfação e em sexto, a Infraestrutura com 75,2%. Bom desempenho também no quesito Segurança, com 74,3%.

O prefeito Rafael Mallmann comemora os índices acima de 70% e assinala que os resultados demonstram a capacidade assertiva da Administração que tem se empenhado em fornecer educação, saúde, cultura com a mesma energia com que mantém a cidade limpa.

“Os índices traduzem que estamos no caminho certo e nos motiva a trabalhar cada vez mais”, diz o prefeito. Segundo ele, Estrela está investindo em novas ações que vão trazer ainda mais benefícios a população. Um exemplo são as casas populares que devem estar concluídas em 18 meses e beneficiarão 250 famílias. Na saúde, a reforma e construção de novos postos nos bairros Boa União, Indústrias, Imigrantes e o Central conferem comodidade aos estrelenses. “O Governo também intensificará o apoio aos empresários: o município adquiriu uma área de 20 hectares para transformá-lo no maior distrito industrial da região. As obras do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC) vem aí com R$ 11 milhões de investimentos em pavimentação. Na parte da agricultura, foram adquiridas seis máquinas para a reforma no Parque de Máquinas da Agricultura e para o segundo semestre, investiremos R$ 170 mil em terraplanagem e novos chiqueirões.”

Limpeza desponta no ranking

A limpeza e a organização visual de Estrela contribuem para aumentar o visual atrativo do município. Hoje, metade do efetivo da Secretaria de Obras Públicas atua na varrição, capina e recolhimento de entulhos. Com máquinas pesadas e caminhões, a equipe zela pela “faxina” da cidade do Loteamento Marmitt ao Bairro Alto da Bronze. O trabalho é feito dentro de um cronograma que amplia a eficiência da equipe e abrange todos os bairros.

Educação com inteligência e saúde zelosa

A Educação de Estrela destaca-se por ser a única na região a utilizar lousas digitais em escolas. Desde o início do ano, a Secretaria de Educação de Estrela conta com a Escola da Inteligência, para que estudantes aprendam a gerenciar emoções. Em Estrela, a disciplina é feita em alunos de 1º até o 5º ano. Professores são treinados a gerenciar suas emoções e depois multiplicam a aprendizagem para estudantes com a ajuda de CDs, histórias e material didático. 

Na saúde, Estrela conseguiu destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (IFDM) com a medição de 0,9208. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento.O postão, como é chamado à unidade no Bairro Oriental fica aberto 15 horas por dia. Entre os diferenciais o atendimento primordial as gestantes e mães depois do trabalho. No ano passado, foram atendidas 285 gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e houve 391 nascimentos.

Aprovação

Limpeza e conservação de espaço público – 87,9%

Educação - 83,5%

Cultura – 81,6%

Assistência Social – 77,1%

Saúde – 76,6%

Infraestrutura – 75,2%

Segurança – 74,3%

*Levantamento leva em conta os conceitos “ótimo”, “bom” e “regular”

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: