Estudante do 8° ano da Escola Arnaldo J. Diel, Larissa Wagner fez um discurso reflexivo


Estudante de 13 anos estimula pessoas a rever seus atos e vence concurso de oratória

Estudante do 8° ano da Escola Arnaldo J. Diel, Larissa Wagner fez um discurso reflexivo sobre comportamento do cidadão e chamou a atenção dos jurados

Pela terceira vez consecutiva estudante da Escola de Ensino Fundamental Arnaldo J. Diel, da Linha Lenz, vence o concurso de oratória em Estrela. Desta vez, a aluna Larissa Wagner, de 13 anos, triunfou sobre os candidatos ao explanar sobre o tema “Como eu combato a corrupção?”. O certame, promovido pela JCI Lajeado e realizado na quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores, reuniu 14 alunos. Com jogo de cintura e domínio sobre o tema, Larissa fez um relato reflexivo e crítico sobre a corrupção e mais ainda, incitou o cidadão a corrigir as próprias atitudes. “A corrupção é um mal que afeta muitas pessoas, mas isso não ocorre apenas com os políticos. Pessoas se corrompem por pequenos atos. Acredito que é preciso pensar nas próprias atitudes antes de jogar a culpa nos outros”, disse ela após vencer. Larissa agora treina em frente ao espelho para se preparar para a etapa regional que ocorre dia 26 de setembro em Lajeado. Ela disse que foi uma surpresa ter ganhando o concurso.




A diretora da Escola, Silvane Eidelwein Bee enfatiza ser um orgulho ter tantos alunos que conquistaram o primeiro lugar. Segundo ela, a oratória na escola é decorrência do trabalho pedagógico. “A oratória faz parte da expressão oral, conteúdo desenvolvido em disciplinas transversais e não apenas em uma matéria.” Segundo ela, o corpo docente se compromete em desenvolver uma formação que faça dos alunos cidadãos críticos. Além da disciplina de português, o tema da corrupção foi abordado em história e geografia. Assim os alunos viram ângulos diferentes e adquiriram repertório para dissertar sobre o assunto.




Argumentação em alta

Para um concurso com tema delicado como a corrupção, os alunos que participantes saíram-se muito bem e chamaram atenção dos presentes à Câmara de Vereadores. O secretário de Educação, Marcelo Mallmann analisa que ainda que o mote tenha sido melindroso a abordagem dos estudantes foi profunda. “Fiquei impressionado com a qualidade dos textos e a clareza das idéias.” Para ele, o trabalho coletivo, envolvendo a parceria entre professores e alunos foi fundamental para que os estudantes pudessem articular seus discursos. “Com a orientação e apoio dos professores, alunos buscaram informações, fizeram leituras e obtiveram argumentos para defender seu ponto de vista.”



Matéria: Andreia Rabaiolli



Foto: Jônatas dos Santos

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