COLUNA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 04.09.14 - Luiz Carlos Freitag


COLUNA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Folha de Estrela de 04.09.14

MAGRA-INVENTIVA

Inicialmente as "colaborações" dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

LUIZ (PMDB):

"Me emociona ouvir aquele piiiii... piiiii.... (Apito de trem)".

LUIZ (PMDB):

"Vereadora, você também houve o piiiii... piiii... na sua casa?"

FRASE: "A comédia é um jeito inteligente de ver o Mundo"
(Filósofo querendo contar piadas, no Salão do Hermes e Leonardo).

AUTOMÓVEIS I - Impressionante o aumento de veículos em nossa Região. Há alguns anos, poucos apartamentos tinham garagem. Hoje, é dificil alguém comprar um apartamento com no mínimo uma garagem, a maioria dos que compram querem duas ou mais. Em 10 anos nossa Região teve um aumento de 68,18% na frota de automóveis. Em 2004 tínhamos 140.875 veículos, hoje são 236.933 automóveis aqui no Vale.

AUTOMÓVEIS II - Por incrível que pareça o município que teve o maior crescimento na sua frota de veículos foi o de Fazenda Vilanova - 86,79%, seguido de Westfália, com 83.49%. O aumento em Lajeado foi de 80,96% e em Estrela foi de 61.49%. E pelas facilidades que a gente tem para comprar um automóvel, podemos nos preparar, pois a cada mês teremos muito mais veículos rodando. E cada vez menos lugares para estacionar. E trafegar próximo ao meio dia ou após as 17h e 30min está cada dia mais complicado.

Desde que cheguei a Estrela, em 1972, acompanho o crescimento da Cooperativa Languiru, que ano que vem completará seus 60 anos. Hoje seus produtos atendem 23 estados brasileiros e mais de 40 países. E seu ponto alto é a indoneidade e qualidade dos produtos - hoje ela tem 2.722 funcionários em 13 cidades onde tem filiais e um total de 5.592 associados, envolvendo mais de 30 mil pessoas. Sem dúvida a maior conquista da Cooperativa Languiru, fora da empresa, foi conseguir com o então Presidente da República, estrelense Ernesto Geisel que visitou aquele então distrito de Estrela, a abertura e asfaltamento da Via Láctea.

O vice presidente da Certel, Egon Édio Hoerle encaminhou, via Fecoergs uma solicitação ao Governo Federal para um reestudo para as entidades do setor, tendo em vista o regulamento das cooperativas junto a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. "É necessário um enquadramento específico, as cooperativas não podem ser comparadas com as grandes concessionárias. Como está, o trabalho das cooperativas vai acabar ficando inviabilizado", disse o presidente da Fecoergs, José Zordan. O Rio Grande do Sul tem 15 cooperativas de energia elétrica na área rural, atendendo 358 municípios e 270 mil propriedades, beneficiando mais de um milhão de gaúchos.

Quinta-feira da próxima semana - dia 11 - acontece a Assembléia Mensal da UAME - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela. Inicia as 19h e 30min e deverá ser realizada no bairro Moinhos. O presidente da entidade, Aloisio Mallmann disse que um dos assuntos deverá ser a participação da Secretaria de Cultura e Turismo, que pretende fazer um trabalho com os bairros.

Lorena Hauschild (PR) destacou na Tribuna o futuro Trem Turismo, que deveremos ter aqui na Região. Inclusive no próximo dia 17 o assunto deverá ser debatido as 10h da manhã num encontro no Clube José Garibaldi, em Muçum. Antes disso, dias 15 e 16 deste mês acontece um curso de sensibilização ao turismo, aqui em Estrela. "Para ensinar como trabalhar no setor de turismo", afirmou. Segundo a vereadora, são sete municípios até Guaporé que farão o roteiro e Estrela deve apresentar então várias alternativas para os visitantes.

Segunda-feira as 17h o vereador Andreas Hamester fez uma reunião, da qual participaram pouco mais de 20 pessoas, na Câmara de Estrela. O assunto foi uma viagem turística para a Alemanha, em setembro do próximo ano. Está sendo formado um grupo com no mínimo 20 pessoas (máximo em torno de 30), iniciando o roteiro em Frankfurt passando por várias cidades do sul alemão. Interessados podem se pré inscrever com a secretária da Câmara de Vereadores - segunda-feira as 17h acontece nova reunião para as definições. Achei interessante uma informação do Andreas: A Alemanha tem o mesmo tamanho do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os dois Estados juntos tem em torno dos 16 milhões de habitantes e a Alemanha, tem um total de 82 milhões.

Fui olhar de perto novamente as duas estátuas no final da Rua Chá Chá Pereira, acesso ao Rio Taquari. Da Indústria e do Comércio. Elas voltarão em breve ao seu local de origem, ou seja, a escadaria no início da Rua Fernando Abott, junto a ex-Polar. As obras continuam e em breve deverá ser tudo liberado. E uma boa informação é de que no próximo ano toda aquela parte, desde a escadaria até o belvedere será toda reformulada, transformando toda aquela área num belo local turístico.

Agora sim, toda a população está recebendo o seu Cartão do SUS, para o atendimento nos Postos de Saúde. É um documento oficial para facilitar o atendimento médico - ninguém deve esquecer de levar seu cartão para marcar consulta. Quem ainda não tem, é só chegar na Secretaria da Saúde de sua cidade, levando consigo um documento de identidade e um comprovante de residência - conta de água ou luz ou comprovante de aluguel.

Nenhum comentário: