Coluna do Luca - Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela


Coluna do Luca - Luiz Carlos Freitag - Jornal Folha de Estrela 

PAULÃO (PPS):

"Nos anos passados foi criada a independência".

PAULÃO (PPS):

"Quando ele trazesse a pesquisa..."

FELIPE (PPS):

"Tiraram a parada devido a deteriozação do tempo"

MARCELO (PSDB):

"Será as oito e meia para iniciar o início do desfile"

ERNANI (PMDB):

"Nunca se teve dois CTG unidos juntos"

FRASE: "Um brinde aos nossos defeitos, porque com nossas qualidades ninguém se importa mesmo"

(Filósofo, no Salão do Hermes e Leonardo).

Gente! O que é este inverno de 2014? Confesso que nunca passei por algo assim. Frio, quente, quente, frio - e diga-se de passagem, um frio que em nenhum momento trouxe necessidade de agasalhos que a gente normalmente usa no inverno. E o que aconteceu semana passada? Na terça feira parecia que o inverno tinha acabado, estávamos a tarde com 35,1º. Tudo bem, tranquilo porque a primavera está chegando. Mas e a quarta-feira? A temperatura caiu para 11º! De um dia para outro caiu 24º. Na quinta-feira chegamos aos 10º. E muita chuva. Domingo tivemos outro calorão e segunda à noite, esfriou. Pelo que pude ler sobre previsões, teremos um verão muito quente. Se bem que eu não posso me queixar, gosto mesmo é do verão e não do inverno.

O DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito divulgou números sobre as mortes por atropelamento aqui no Estado entre os anos de 2007 e 2013. O total de mortes foram 2.936 - e Lajeado é a 13ª colocada entre as 14 cidades que juntas, somam 50% das mortes deste tipo no RS. Foram 38 mortes no período e dez das vítimas foram em estradas ou ruas municipais. E 19 foram em via federal e nove em estadual.

Estamos em plena Semana Farroupilha e este ano está acontecendo a maior comemoração que Estrela já teve. Começou dia 13 e vai até este sábado, dia 20, quando teremos o ponto alto. Hoje tivemos pela manhã o café com mateada e recepção das escolas. As 10u e as 15h teremos no Parque Princesa do Vale teatro - "

Mas bah, tchê, como é grande o meu Rio Grande". Ao meio dia almoço campeiro, 20h jantar campeiro e as 21h show com o Grupo Bate Casco. Amanhã as 18h e 30min show com o Maragato Missioneiro e as 20h show com os Amigos do Sul e sábado, dia 20, as 7h café campeiro e mateada, as 8h e 30min o Desfile Farroupilha, 12h almoço com boi no rolete e as 16h encerramento com o Grupo Tchê Guri. Parabéns à Prefeitura pela beleza de espetáculo - extensivo aos dois CTGs de Estrela - Raça Gaudéria e Estrela do Rio Grande - que souberam da melhor forma possivel, enaltecer a Semana Farroupilha. E também cumprimentos a todos os que participaram do evento, claro.

Fiquei impressionado com a informação da Secretaria da Saúde, de Estrela. É que o trabalho do Centro Oftálmico de Encantado, aberto dia dois para atender todo o Vale do Taquari está realizando um ótimo trabalho. Estrela tinha nada menos do que 120 pessoas na lista para serem atendidas e em UMA SEMANA já foram atendidas 80 pessoas. Sem dúvida nossa Região está sendo muito beneficiada.

Tem muitos telefonemas que a gente recebe que não passam de tentativa de nos tirar dinheiro. Pouca gente cai numa destas. Mas tem outra agora que a gente tem que tomar um pouco de cuidado, é via e-mail. Muitas multas estão sendo enviadas com boleto de cobrança. Pois bem: O DETRAN alerta: São multas falsas. O Departamento Estadual de Trânsito envia multas apenas pelo Correio. E a gente tem que assinar o recebimento. Assim é o correto.

Todos os meses a Secretaria da Saúde de Estrela realiza reunião de educação permanente em saúde com tema para capacitar e atualizar a equipe. Sexta feira o assunto foi a saúde de idosos - sustentabilização, cuidado do idoso. Segundo a assessora técnica da saúde Débora Martins, a próxima capacitação será de patologia e diagnóstico que envolve a saúde dos idosos.

Marcelo Braun (PSDB) comentou a reunião que a Primeira Dama Carine Schwingel teve com os vereadores. O assunto foi o Projeto Natal 2014 e segundo o vereador um dos objetivos é também enfeitar mais os bairros. "A iluminação será diferenciada para atrair mais o público e fomentar o comércio". Ele disse que sem dúvida tudo deverá ser bem melhor que o ano passado, que já foi ótimo.

Andreas Hamester (PP) disse que lugar para estacionar em Estrela não é o principal problema, "

é só sair duas quadras do centro". Segundo ele, tem muita gente acostumada a colocar seu carro em frente ao local onde quer ir. Comentando os pontos de 15 minutos no centro, disse que são interessantes, pois em Porto Alegre "a gente paga bastante e caminha no mínimo 10 quadras". Ele comentou que existem outros problemas piores como o acesso à Boa União na hora do pique e o trânsito em frente ao CIE.

Lorena Hauschild (PR) voltou a comentar o turismo de trem, entre Estrela e Guaporé dizendo que será um passeio muito especial. "Plataforma em Estrela e reforma dos trilhos será algo que vamos conseguir sem dúvida". Também falou da transformação em atração a Cascata de Santa Rita e a gruta lá existente: "Está tudo em andamento".

Nenhum comentário: