COLUNA DO LUCA – 08.09.14 - Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 08.09.14
Luiz Carlos Freitag 

A segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) iniciou este mês e é para as meninas entre 11 e 13 anos. O vereador Paulo Birck (PTB) destacou que a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma força-tarefa semelhante ao que foi feito na primeira etapa da vacinação em março, para levarem as doses nas escolas do município de forma gratuita. "É uma importância muito grande que vem sendo dada aos jovens e isso mostra que realmente está se fazendo um bom trabalho".

Fui olhar de perto novamente as obras da restauração da escadaria no início da rua Coronel Flores, junto a ex-Polar. E fui olhar também as duas estátuas no final da Rua Chá Chá Pereira, acesso ao Rio Taquari. São da Indústria e do Comércio e elas voltarão em breve ao seu local de origem, ou seja, na reconstruída escadaria do antigo acesso a Estrela e ao Rio Taquari. Em duas fotos antigas, dá prá ver como era em duas épocas bem anteriores. As obras continuam e em breve deverá ser tudo liberado. E uma boa informação é de que no próximo ano toda aquela parte, desde a escadaria até o belvedere será toda reformulada, transformando toda aquela área num belo local turístico.

Desde que cheguei a Estrela, em 1972, acompanho o crescimento da Cooperativa Languiru, que ano que vem completará seus 60 anos. Hoje seus produtos atendem 23 estados brasileiros e mais de 40 países. E seu ponto alto é a indoneidade e qualidade dos produtos - hoje ela tem 2.722 funcionários em 13 cidades onde tem filiais e um total de 5.592 associados, envolvendo mais de 30 mil pessoas. Sem dúvida a maior conquista da Cooperativa Languiru, fora da empresa, foi conseguir com o então Presidente da República, estrelense Ernesto Geisel que visitou aquele então distrito de Estrela, a abertura e asfaltamento da Via Láctea. O vice presidente Renato Kreimeier e o presidente Dirceu Bayer.

O vice presidente da Certel, Egon Édio Hoerle encaminhou, via Fecoergs uma solicitação ao Governo Federal para um reestudo para as entidades do setor, tendo em vista o regulamento das cooperativas junto a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. “É necessário um enquadramento específico, as cooperativas não podem ser comparadas com as grandes concessionárias. Como está, o trabalho das cooperativas vai acabar ficando inviabilizado”, disse o presidente da Fecoergs, José Zordan. O Rio Grande do Sul tem 15 cooperativas de energia elétrica na área rural, atendendo 358 municípios e 270 mil propriedades, beneficiando mais de um milhão de gaúchos.

A CIC/VT – Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari fez uma reunião com 30 entidades e decidiu: Colocou uma placa junto ao trecho da BR 386 onde a aldeia de índios, quase na divisa de Estrela com Bom Retiro do Sul está impedindo o prosseguimento das obras. Falta só a liberação daquele trecho de aproximadamente dois quilômetros para a duplicação ficar concluída. Foi colocada no local, ao lado do Posto Laguinho uma placa afirmando ser “incompetência do DNIT e FUNAI”. Esta placa seria a continuação do protesto já realizado dia 15 de março. E um novo protesto, com apoio de empresários, está sendo cogitado, com o objetivo de bloquear a pista da BR e chamar a atenção das autoridades para o problema.

Depois de quase um mês o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) assinou a ordem de início para a instalação dos novos pardais nas rodovias gaúchas. Com isso as empresas terão até dia 14 de outubro para que todos os equipamentos esteja funcionando. No total, 45 pardais e 20 câmeras de monitoramento vão ser instalados em 13 trechos. O valor dos contratos é de R$ 6,5 milhões e são válidos por dois anos. As empresas ficam responsáveis pela instalação e manutenção dos aparelhos, bem como pelo envio de dados ao Daer. As imagens e informações captadas pelos pardais serão transmitidas on-line para o sistema da autarquia, que gerencia o controle de infrações e a aplicação das multas. O Daer não divulga o quilômetro exato dos equipamentos, alegando que é uma medida preventiva, permitida pela legislação, para evitar que os motoristas reduzam a velocidade em pontos específicos e depois a aumentem em seguida. Mas teremos novos pardais entre Venâncio Aires-Lajeado-Estrela-Teutônia-Boa Vista do Sul-Carlos Barbosa, mas não entre Estrela-Porto Alegre. 

FRASE DA SEMANA: “A vida é uma novela, por isso vivemos enrolados!” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: