COLUNA DO LUCA – 01.09.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 01.09.14
Luiz Carlos Freitag 

A Região vai ter, através do CONCISA – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari, do qual Estrela se associou, uma Central de Distribuição de Medicamentos. Isso irá melhorar muito o setor de remédios das Secretarias da Saúde. É que o CONCISA vai comprar os medicamentos para todos os municípios do Vale do Taquari associados. A partir de outubro, todos os pedidos vão ser regionalizados nesta compra centralizada. Isto fará com que as Secretarias da Saúde vão ter muito mais remédios e como as compras serão maiores, os preços vão baixar consideravelmente. “Não faltará mais remédio”, disse o Secretário da Saúde de Estrela Elmar Schneider.

Outra boa notícia para o Vale do Taquari e para Estrela, é que amanhã, dia dois de setembro, as 14h vai ser inaugurada a Clínica Oftalmológica de Encantado que terá a possibilidade de fazer 240 cirurgias por mês, para os municípios da Região. Isso melhora muito para Estrela, pois as pessoas necessitadas não precisarão depender de consultas e atendimentos em Porto Alegre e Taquari. Isso tudo também é através do CONCISA. Segundo o Schneidinha, esta sim é uma grande conquista de Estrela e da Região.

Adriano Scheeren elogiou a atividade agrícola pela sua evolução. Disse que quase nem dá mais para chamar trabalhador agrícola de agricultor, mas sim, deveriam ser todos chamados de empreendedores rurais. É que está sendo investido muito no interior, principalmente com máquinas, o que está aumentando consideravelmente a produção de frangos, suinos, galinhas poedeiras e vacas leiteiras. “O setor está se ampliando cada vez mais e os empreendedores rurais cada vez estão tendo uma vida melhor”, afirmou.

Secretário Municipal da Agricultura de Estrela. José Adão Braun, lembra que dia 26 de setembro acontece o 1º Simpósio Municipal do Leite em Estrela, sendo convidados produtores de toda a Região. É que nós somos o 8º maior produtor de leite do País, deveremos ter a participação de um bom número de produtores. A abertura é as 8h da manhã, no Estrela Palace Hotel. Deverão ser discutido e deliberados assuntos sobre problemas técnicos, finanças, panorama econômico e perspectivas para o futuro. Sem dúvida deverá ser um belo evento.

O deputado Edson Brum, aproveitou a visita do vice-presidente da República Michel Temer a Porto Alegre sexta-feira, para entregar documento em nome da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs). A solicitação para interceder pelas cooperativas, foi feita pelo vice-presidente da Certel-Teutônia, Egon Édio Horlle, levando em conta a preocupação das entidades do setor tendo em vista o enquadramento das mesmas junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). "Como não existe um enquadramento específicos das cooperativas, a Aneel faz comparando elas como grandes concessionárias", disse Edson Brum. De acordo com o superintendente da Fecoergs, José Zordan, pela forma proposta, no curto prazo, o trabalho realizado pelas cooperativas será inviabilizado. Um documento nesse sentido já foi encaminhado para a presidente Dilma Roussef no mês de julho, solicitando, entre outros, a edição de um decreto regulamentando o artigo 23 da lei nº 9074/1995, reconhecendo as cooperativas de eletrificação rural como agentes do setor, porém respeitando e reconhecendo a sua forma associativa, a dimensão e o seu tipo de mercado. Todos os decretos editados, até hoje, não são específicos às mesmas, e não apresentam, explicitamente, que as cooperativas não têm tarifas, mas rateio de custos. Além disso, não têm consumidores, mas sim associados que usufruem dos serviços prestados e trabalham na gestão da sua empresa. No Rio Grande do Sul são 15 cooperativas levando energia para área rural de 358 municípios, atendendo 270 mil propriedades rurais e beneficiando mais de um milhão de gaúchos com energia elétrica.

Andreas Hamester, instrutor de danças dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, desta vez está organizando uma excursão diferente. Trata-se de uma viagem de estudos e intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha. Devido as grandes relações de vivência entre estes dois países - já foram feitas cinco turnês artísticas para a Europa, em especial para a Alemanha - agora, por solicitação de muitas pessoas interessadas em aprender o modo de vida, cultura e tecnologia de diferentes áreas alemãs, ele está organizando uma reunião para tratar deste assunto. Ali será explicado o que será visitado, bem com dias, duração e organização da viagem. A reunião - vai durar uns 50 minutos - acontece hoje as 17h na Câmara de Vereadores e caso seja formado um bom grupo de viagem, ele segue com a organização.

FRASE DA SEMANA: “Parar de fumar é a coisa mais fácil deste mundo. Só eu já parei mais de 20 vezes.” (Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário: