Vale do Taquari - Ex-secretários da agricultura discutem produção de frangos


Ex-secretários da agricultura discutem produção de frangos

Na reunião mensal dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, realizada na noite de sexta-feira em Capitão, a preocupação discutida foi sobre o problema existente para manter aviários no interior dos municípios.

É que por nova determinação do Ministério da Agricultura, não podem mais ser liberados aviários num raio de três quilômetros de distância das granjas de produção de ovos férteis.

É devido a questão sanitária, mas os ex-secretários afirmam que o assunto tem que ser rediscutido.

O Ministério da Agricultura aceitou discutir o assunto e inclusive enviou integrantes que participaram em Estrela com Secretários da Agricultura, tendo por local a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Foi acertado que serão feitos cadastros e um levantamento da situação das propriedades rurais para ver o que pode ser feito para viabilizar a liberação.

A sugestão dos ex-secretários é de fazer um estudo, um “raio X” para minimizar os riscos sanitários. – e uma das atitudes seria fazer “cortinas vegetais” – ou seja, plantar árvores entre granjas de produção de ovos férteis e aviários.

Como exemplo do problema, foi comentado que Estrela tem três granjas de produção de ovos férteis e isso inviabiliza um grande número de aviários, porque em linha reta uma boa parte deles fica a menos de três quilômetros.

Outro exemplo, é que um aviário tem licença ambiental para um produtor rural produzir 90 mil frangos, mas a distância de uma das granjas de ovos férteis é de 2,5 quilômetros, por isso ele não consegue a liberação do Ministério da Agricultura.

Pelo menos – ou por enquanto – os aviários consolidados estão liberados, mas o problema é que as granjas de produção de ovos férteis vieram muito depois dos aviários, mas levam vantagem pelo registro.

Segundo os ex-secretários da agricultura, num futuro bem próximo, se nada mudar, os municípios terão que se definir sobre qual a produção preferem de ovos férteis ou de frangos – e mesmo assim, alguns produtores podem ser prejudicados porque em linha reta a distância entre um e outro pode ser menor que três quilômetros, já que granjas produtoras de ovos férteis podem ficar perto das divisas dos municípios.

Outro problema atual para os produtores de frangos, é que agora os aviários precisam de piso de concreto impermeabilizado, para produzir frangos, o que encarece sobremaneira a construção de aviários.

A próxima reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, devido as eleições, acontece logo após, dia 10 de outubro em Encantado.

Matéria e foto – Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário: