Dia do Porco mostra desenvolvimento da cadeia produtiva do RS


Dia do Porco mostra desenvolvimento da cadeia produtiva do RS

Um dia para celebrar e aperfeiçoar o conhecimento. A 40ª edição do Dia do Porco, realizada no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, mostrou a pujança do setor. Organizado pela Associação de Criadores de Suínos do RS (Acsurs), em parceria com o Governo de Estrela e apoio da Emater/Ascar, o evento reuniu cerca de 700 produtores de mais de 30 municípios do Estado.

A suinocultura é o segundo setor da economia rural do RS. Produziu, em 2013, entre carnes e industrializados, 1.180 mil toneladas. Do total da produção gaúcha de carne suína, 34,80% foi destinação a demanda interna, 51,65% teve saída para outros estados brasileiros e 13,55% foi destinado às exportações.

Idealizado pela Acsurs, o Dia Estadual do Porco é o maior evento da suinocultura gaúcha. Ocorre anualmente de forma itinerante. “No decorrer destes 40 anos foram 25 municípios que receberam esta festividade, que mostra todo o potencial gaúcho”, enfatiza o presidente da entidade, Valdecir Luis Falador. Já o prefeito Carlos Rafael Mallmann, anfitrião, destacou o desenvolvimento da atividade no município. “Estrela teve um incremento de R$ 50 milhões na atividade rural no último ano, muito se deve ao setor da suinocultura”, observa.

Estiveram presentes no encontro deputados estaduais e federais, representantes de diversas pastas do Governo do Estado com ligação direta ao agronegócio e autoridades locais. O palestrante, engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves, fez uma leitura do cenário brasileiro, apontou desafios e estratégias para o crescimento da produção e, em especial, do consumo de carne suína.

Um dos momentos mais esperados da programação foi a presença dos candidatos ao Governo do Estado. Eles tiveram 15 minutos para expor suas ideias e propostas para o setor. A primeira a falar foi a senadora Ana Amélia Lemos. Logo após, a candidata a vice de Tarso Genro, Abigail Pereira manifestou-se. O último a usar a palavra foi o vice de Vieira da Cunha, Flávio Gomes. Por último, deputados estaduais e federais receberam o Troféu Amigos da Suinocultura Gaúcha, reconhecimento pelo trabalho prestado.

Matéria e fotos: Jônatas dos Santos
FOTO: Dia do Porco comemorado em Estrela

Nenhum comentário: