COLUNA DO LUCA – 25.08.14 Luiz Carlos Freitag



COLUNA DO LUCA – 25.08.14
Luiz Carlos Freitag 

FRANGOS I - Na reunião mensal dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, realizada na noite de sexta-feira em Capitão, a preocupação discutida foi sobre o problema existente para manter aviários no interior dos municípios. É que por nova determinação do Ministério da Agricultura, não podem mais ser liberados aviários num raio de três quilômetros de distância das granjas de produção de ovos férteis. O Ministério da Agricultura aceitou discutir o assunto e inclusive enviou integrantes que participaram em Estrela com Secretários da Agricultura, tendo por local a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi acertado que serão feitos cadastros e um levantamento da situação das propriedades rurais para ver o que pode ser feito para viabilizar a liberação. A sugestão dos ex-secretários é de fazer um estudo, um “raio X” para minimizar os riscos sanitários. – e uma das atitudes seria fazer “cortinas vegetais” – ou seja, plantar árvores entre granjas de produção de ovos férteis e aviários.

FRANGOS II - Como exemplo do problema, foi comentado que Estrela tem três granjas de produção de ovos férteis e isso inviabiliza um grande número de aviários, porque em linha reta uma boa parte deles fica a menos de três quilômetros. Outro exemplo, é que um aviário tem licença ambiental para um produtor rural produzir 90 mil frangos, mas a distância de uma das granjas de ovos férteis é de 2,5 quilômetros, por isso ele não consegue a liberação do Ministério da Agricultura. Pelo menos – ou por enquanto – os aviários consolidados estão liberados, mas o problema é que as granjas de produção de ovos férteis vieram muito depois dos aviários, mas levam vantagem pelo registro.

FRANGOS III - Segundo os ex-secretários da agricultura, num futuro bem próximo, se nada mudar, os municípios terão que se definir sobre qual a produção preferem de ovos férteis ou de frangos – e mesmo assim, alguns produtores podem ser prejudicados porque em linha reta a distância entre um e outro pode ser menor que três quilômetros, já que granjas produtoras de ovos férteis podem ficar perto das divisas dos municípios. Outro problema atual para os produtores de frangos, é que agora os aviários precisam de piso de concreto impermeabilizado, para produzir frangos, o que encarece sobremaneira a construção de aviários. A próxima reunião da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, devido as eleições, acontece logo após, dia 10 de outubro em Encantado.

As obras do “novo antigo” acesso ao Rio Taquari, junto a Polar na rua Coronel Flores, continuam. A escadaria do atual acesso na Rua Chá Chá Pereira – muito usado – ao Rio Taquari onde muita gente pega uma lancha lá existente, para atravessar o rio. Este local vai continuar a ser usado depois, sem dúvida, mas o ponto turístico será junto a antiga Polar, com certeza.

Enfim, hoje (segunda-feira) as 14h vai ser liberado pela Polícia Rodoviária Federal mais um trecho duplicado da BR 386. Trata-se do viaduto em Tabaí. O restante do trecho em obras entre Fazenda Vilanova e Estrela deve ser liberado até janeiro. Menos os dois quilômetros entre Estrela e Bom Retiro do Sul, onde estão os índios, pois a Funai ainda não liberou o local.

A laticínios de Fazenda Vilanova está recebendo novos administradores. É a francesa Lactalis, que comprou quatro unidades por R$ 250 milhões. Com isso pelo menos parte dois oito mil empregos deverão ser preservados.

FRASE DA SEMANA: “Discurso político deve ser igual a vestido de mulher, quanto mais curto melhor.”(Filósofo no Salão do Hermes e do Leonardo). 

Nenhum comentário: