COLUNA DO LUCA – 18.08.14 Luiz Carlos Freitag


COLUNA DO LUCA – 18.08.14
Luiz Carlos Freitag 

Segundo o Vice-Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, Gilberto Keller (foto), está confirmado que o Estado vai ganhar mais uma linha ferroviária voltada ao turismo. Disse que está previsto pra 2015 o inicio dos passeios turísticos entre Estrela e Guaporé, passando por Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Correa e Dois Lajeados. O investimento seria de R$ 1 milhão. Até o final do ano a Agência Nacional de Transportes Terrestres deve liberar a autorização para o funcionamento da linha. São 60 quilômetros com 33 túneis e 17 viadutos – um deles, o maior da América Latina. A empresa responsável pela linha é a Serra Verde Express que já opera este tipo de linhas no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O diretor da empresa, Adonai Aires Filho disse que será pago um aluguel para a ALL para o uso dos trilhos.

Muito bem, estão abertas as pré matrículas para o curso de Costura Têxtil no Pronatec. São 18 vagas e as aulas iniciam dia primeiro de outubro até 17 de dezembro. As aulas acontecem no Cemai de segundas a sextas, a partir das 18h e 30min. Segundo o Secretario da SEDESTH, José Itamar Alves o público prioritário é o usuário da bolsa família, desempregados e portadores de deficiências. 

A enfermeira da Secretaria da Saúde de Estrela Leandra Maria Baldissarelli esteve na Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru para alertar os funcionários da necessidade de fazer exames de câncer da próstata e orientar sobre doenças e expectativa de vida. Isso dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Languiru. Dia 21 a equipe levará orientações aos funcionários da empresa Conforflex. 

Os Prefeitos do Vale do Taquari tiveram reunião da AMVAT dia 11 passado, em Tavesseiro. O Secretário da Saúde de Estrela Elmar Schneider está com a chefe adjunta da Secretaria de Saúde do Estado Dra. Rosângela Dornelles, Coordenadora de Projetos da Secretaria da Saúde de Estrela Rita de Cássia Garcia Quadros e o chefe adjunto da Secretaria estadual da Saúde Fabiano Merence Brandão. O assunto foi a Central de Distribuição de Medicamentos do Vale do Taquari.

Está chegando o dia, vai ser sábado a grande promoção do Prato de Peixe em Estrela. Vai ser o V Jantar Gourmets da Solidariedade em benefício da Vovolândia São Pedro e da Apae. Ele acontece a partir das 20h no Centro Comunitário Cristo Rei. Os convites ainda estão a venda por R$ 45,00 nas secretarias, com os membros das diretorias e nas Secretarias das Comunidades Católica e Evangélica. Como sempre serão oferecidos pratos a base a base de peixes e frutos do mar preparados por equipes de gourmets voluntários. E diga-se de passagem, os pratos colocados à disposição são simplesmente fantásticos. Qualquer informação pode ser conseguida pelos fones 3720-3788 ou 3712-1432 – Vovolândia e Apae.

Boa informação: Está sendo formalizado o uso do Cartão SUS, documento oficial para facilitar o atendimento médico nos Postos de Saúde. Um alerta importante, é que a população não deve esquecer de levar junto este cartão quando for marcar uma consulta. Quem ainda não tem, é só chegar na Secretaria de Saúde de Estrela, levando consigo documento de identidade e comprovante de residência – conta de luz ou água.

A Granja Avícola Lothário Wiebusch, de Teutônia, é a primeira a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, principais responsáveis pela transgressão à camada de ozônio e, consequentemente, pelo aumento do aquecimento global no planeta. A empresa rural aderiu ao programa Energia Verde em Harmonia Ambiental, desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente da Certel Energia, e recebeu o Selo Carbono Neutro. A entrega da certificação foi efetuada pelo consultor ambiental Ricardo Jasper e pela engenheira ambiental Tatiana da Costa, na manhã de quarta-feira, dia 13, ao proprietário Lothário Wiebusch e aos filhos Carmo e Carla, que administram a granja. Serão plantadas 227 árvores e neutralizadas 45,17 toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e), referentes às atividades administrativas e operacionais. Aliado aos ovos mais saudáveis que são disponibilizados, o Selo Carbono Neutro funcionará como uma importante comprovação de que a granja respeita a natureza.


FRASE DA SEMANA: “O assunto estacionamento pago em Estrela, será levado para ser discutido também nos bairros” (Aloisio Mallmann, presidente da UAME). 

Nenhum comentário: