Prefeitura de Estrela - Escolas Municipais ingressão na era da lousa digital


Estrela ingressa na era da lousa digital

Segundo semestre iniciará com novidade tecnológica nas escolas municipais de Estrela. Professores começarão a ensinar com lousa interativa digital

O quadro negro agora vai ter um acompanhante moderno nas escolas municipais de Estrela: a lousa interativa digital estará nas salas de aula do município a partir do segundo semestre do ano letivo, que inicia no dia 4 de agosto. O equipamento está gerando curiosidade entre os alunos e disposição dos professores para aprender sobre a tecnologia. Os educadores já receberam o primeiro treinamento nesta semana.

A lousa possibilitará esquematizar informações de forma dinâmica e tornar a aula mais eficaz. Com ela, professores e estudantes podem acessar informações por meio da Internet, tornando dinâmica a aprendizagem com vídeos, animações, simulações digitais e sites de visualização em três dimensões. Estes são apenas alguns recursos do equipamento, que é similar a um tablet gigante e fornece a experiência necessária para que alunos possam se focar no conteúdo. “A lousa interativa digital é como uma tela imensa de um computador, porém assim como os tablets e alguns smartphones, ela é sensível ao toque. É multimídia e com ela é possível realizar todos os recursos de um computador, como simulação de imagens ou navegação na Internet. A tecnologia fornece maior capacidade de interação direta e dinâmica”, explica o diretor de criação e desenvolvimento do projeto, Douglas Dantas. Ele realizou nessa segunda-feira (21) capacitação com os professores da rede municipal de Estrela. A ideia é que estejam aptos a utilizar os equipamentos nas salas. Dantas faz questão de deixar clara a importância dos educadores no processo. “Cabe ao professor a tarefa de manuseá-la junto com os alunos. A lousa não faz nada sozinha. É preciso que o docente esteja no ambiente para que o equipamento faça sentido e o aluno aprenda”, enfatiza.

O secretário de Educação, Marcelo Mallmann salienta que o equipamento é mais uma ferramenta dentro do processo de aprendizagem. “O principal objetivo ao introduzirmos a lousa é levar dinamicidade à aula, uma vez que instrumentos similares já fazem parte do dia a dia das crianças. O quadro, porém, continuará existindo e sendo importante dentro do recurso educacional.”

Treinamento

Conforme o secretário Mallmann, as sete escolas do Ensino Fundamental terão as lousas implantadas nas turmas de oitava série e em um ambiente coletivo. Por fazerem parte do projeto piloto, as escolas Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Auxiliadora) e Pinheiros possuirão as lousas em todas as salas.

Iniciada em julho, a capacitação dos professores se manterá ao longo do ano. Para Dantas, a formação continuada qualifica e oportuniza experiências que estimulam a autonomia do professor para planejar aulas e atividades utilizando recursos tecnológicos. “Realizar tal mudança no processo de ensino e aprendizagem não é fácil, mas em todo processo de transformação e de quebra de paradigmas, a formação continuada é um momento ímpar, para que a proposta de renovação seja aceita e implementada pelos educadores.” Ele diz que a lousa interativa digital está cada dia mais presente nas escolas e é tendência na educação. No Vale do Taquari, Estrela é pioneira no projeto.

Prático

A professora de Ciências, Tamara Bianca Horn aprova a nova tecnologia em sala de aula. Durante o treinamento, ela descobriu que com a lousa o professor não precisa apagar informações e é possível abrir muitas telas para a disposição das informações. “Poder usar essa tecnologia despertará maior gosto pelos conteúdos. É um jeito prático de mostrar o conhecimento a eles.” Ela não se assusta com o novo processo. “Ensinar na era digital é um desafio se você enxergar isso como algo difícil, o professor precisa saber dominar ou pelo menos ter conhecimento básico sobre as tecnologias”

A lousa

- Tendência da educação, a lousa digital é um recurso tecnológico que possibilita interagir com todos os recursos do computador utilizando as mãos ou uma caneta.

- Com ela, o professor poderá salvar todos os seus registros e os realizados pelos estudantes durante a aula em um arquivo e retomar a explicação do ponto em que parou ou repassar as informações trabalhadas em sala de aula nas redes sociais, blogs, ou ainda, se preferir, encaminhar por email para que os estudantes possam ter as explicações em mãos a qualquer momento.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: