Prefeitura de Estrela conscientiza usuários para atualizar Cadastro Único


Estrela conscientiza usuários para atualizar Cadastro Único

Recadastro no tempo certo garante a concessão de benefícios sociais do governo federal. Em Estrela mais de 500 estão inclusos no Bolsa Família

Estrela possui 2.587 famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). É por meio dele que o município intermedeia os benefícios para programas sociais do governo federal. No primeiro semestre do ano, 200 famílias atualizaram o cadastro, média de 40 mensais. O recadastro ocorre durante o ano inteiro e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) quer provocar a conscientização para que as famílias façam a atualização na data certa. “Grande parte das famílias utiliza o CadÚnico para participar do Bolsa Família, hoje 507 delas estão contempladas”, informa Fernanda Stange, da Sedesth do município. 

O cadastro também é usado para dar acesso aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e para projetos de habitação. Esses são os principais programas que Estrela possui. Há também a tarifa social da energia elétrica, que dá acesso ao desconto da AES Sul. “É preciso atentar para não perder a época do recadastro. Quem não estiver atualizado, interrompe o benefício do Bolsa Família”, informa Fernanda que orienta os usuários da Sedesth.

Em julho, a Secretaria está atualizando os cadastros das famílias com iniciais JKL e em agosto, é a vez das iniciadas com M. “O cadastro único não gera cartão, mas é condição para ter acesso a todos os benefícios sociais”.

A vendedora Alice dos Santos Paz, do Bairro Boa União espera ser contemplada com o Bolsa Família. Enquanto aguarda, atualizou seus dados nesta terça-feira. “O benefício é importante porque poderei comprar fralda e leite para o bebê.”

Importância

Com o CadÚnico, o município e o governo federal conhecem a realidade socioeconômica das famílias, características da casa e do usuário e a partir disso pode implementar políticas específicas que ajudam a reduzir a vulnerabilidade social. Em Estrela, são sete os programas acessados pelo cadastro: Bolsa Família, Pronatec, Habitação, Isenção de Pagamento de Taxas para Concurso Público (realizado pelo Poder Executivo Federal), Aposentadoria para Pessoa de Baixa Renda (dona de casa), Telefone Popular e Tarifa Social de Energia.

Critérios

Para estar inserido no CadÚnico é preciso ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda total de até três salários mínimos. O procedimento deve ser feito na Sedesth em Estrela. É necessário levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e registro civil de todas as pessoas da família.

Matéria e fotos: Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário: