Estrela sedia curso estadual para certificar gestores do Fundo de Previdência


Estrela sedia curso estadual para certificar gestores do Fundo de Previdência

Treinamento feito na Câmara de Vereadores envolve gestores de regime próprio de previdência social e ensina política de investimentos

Representantes de servidores concursados de todo o Estado estão em Estrela desde esta segunda-feira (14) participando do Curso de Certificação de Gestores de Regime Próprio da Previdência Social (RPPS). A qualificação, que está sendo realizada na Câmara de Vereadores habilita gestores do regime próprio a fazerem análise de investimentos e aplicações de longo prazo. Também prepara para a certificação que é obrigatória. Até julho os comitês devem estar todos regularizados para zelar os investimentos do próprio fundo de pensão. “O curso é primordial para obter a certificação e cuidar melhor dos recursos, além de estar de acordo com o Ministério da Previdência”, informa a gerente administrativa Nuria Lopes Broll, da consultoria Referência Gestão e Risco, que é quem está dando o treinamento. 

O treinamento, organizado pela Secretaria de Administração e RH de Estrela em parceria com o Fundo, vai até quarta feira (16). “Dentro da proposta de profissionalização do Fundo de Previdência de Seguridade de Estrela (Funprev), estamos trazendo para Estrela o curso que é imprescindível para a certificação”, salienta o secretário Henrique Lagemann.

Em Estrela, a comissão do Funprev representa os 600 servidores concursados da Prefeitura. “Precisamos estar habilitados para administrar o patrimônio do Fundo. Devemos saber fazer as aplicações do dinheiro.”, informa a presidente da Funprev de Estrela, Siglind Stroher. Gerir os bens do fundo é zelar pela aposentadoria dos concursados, já que eles estão vinculados ao Funprev e não ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Nós servidores cuidados de nossa própria aposentadoria e dinheiro”, complementa Silvio Schilling, do Funprev.

Texto e foto: Andreia Rabaiolli
FOTO
Curso habilita gestão de conselheiros a atuar política de investimentos para fazer render dinheiro do fundo para pagar aposentadorias futuras.

Nenhum comentário: